O União Brasil Amazonas, presidido pelo governador Wilson Lima, realizou segunda-feira (8) uma blitz na Ponte Rio Negro, em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de valorização da vida e de prevenção ao suicídio. O ato reuniu mais de 100 pessoas, entre dirigentes estaduais, parlamentares e representantes de secretarias do governo.
O objetivo da ação foi dar visibilidade ao tema e fortalecer a rede de apoio psicológico oferecida de forma contínua pelo estado, por meio das Secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Saúde (SES-AM).
Embora o dia 10 seja a data oficial do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o União Brasil se antecipou com a mobilização para reafirmar a importância da valorização da vida e encorajar a busca por ajuda.
O governador Wilson Lima destacou que o papel do partido e do estado é transformar conscientização em ação. “O Setembro Amarelo não se resume a um mês de mobilização, mas representa uma missão permanente de cuidado com a vida. A blitz na Ponte Rio Negro mostra que estamos unidos para dizer à população que ninguém está sozinho. A Sejusc tem trabalhado de forma contínua para oferecer apoio psicológico e encaminhar quem precisa para os serviços especializados, na saúde”, ressaltou.
Presidente estadual do União Brasil Mulher, Kuka Chaves observou que a causa exige envolvimento de todos os segmentos da sociedade. “Hoje é um dia em que o União Brasil se reúne em solidariedade. Muitas vidas poderiam ter sido preservadas com mais diálogo, escuta e acolhimento. Às vezes, um gesto simples pode evitar uma tragédia. Essa é a mensagem que queremos levar ao Amazonas: a vida deve ser vivida e valorizada”, ponderou.
Já a vereadora Profa. Jaqueline, presidente do União Brasil Mulher Manaus, reforçou que a campanha também busca dar visibilidade aos mecanismos de apoio. “O suicídio é uma realidade entre jovens, adultos e idosos. Precisamos lembrar que existem serviços de suporte, como o 181 e os centros especializados, prontos para ajudar. Nossa missão é alertar e mostrar que há sempre uma rede de cuidado à disposição”, frisou a parlamentar.
O vereador Diego Afonso, vice-presidente do União Brasil Manaus, lembrou a importância da ponte como palco da mobilização. “Essa estrutura é um dos símbolos mais fortes do Amazonas. Torná-la espaço de reflexão e conscientização mostra que o combate ao suicídio é prioridade e precisa estar em evidência para toda a sociedade”.
NOVAS ALTERNATIVAS – O presidente estadual do União Brasil Jovem, Neibe Araújo, chamou atenção para a dimensão do desafio entre a nova geração amazonense. “São mais de dois milhões de pessoas em idade jovem no estado, e cada uma delas precisa acreditar que há um futuro possível e promissor. Nosso compromisso é estar presente, ouvir suas demandas e construir caminhos que afastem qualquer ideia de desistência. O União Jovem quer mostrar que existem oportunidades em áreas como educação, esporte, cultura e empreendedorismo. A vida precisa ser celebrada, e nossa missão é oferecer alternativas concretas para que cada jovem escolha viver, crescer e transformar o Amazonas”, detalhou.
Para o 2º vice-presidente do partido, Marcellus Campêlo, esse tipo de campanha deve ser traduzida em prática cotidiana. “A blitz na Ponte Rio Negro é um gesto simbólico, mas nosso compromisso vai além: é garantir que o cuidado com a saúde mental esteja em pauta todos os dias. Valorizar a vida deve ser uma ação permanente”, resumiu.
SERVIÇO DE APOIO PSICOLÓGICO NO AMAZONAS
- Centros de Atenção Psicossocial (CAPS III): Av. Maneca Marques, 1916, Parque 10 de Novembro
- CAPS Infanto Juvenil: R. Santa Catarina, 3, Flores ou Av. Adolfo Ducke, 1221, Conjunto Acariquara
- CESMAM: Centro de Saúde Mental do Amazonas – Av. Des. João Machado, Planalto
» DISQUE 188 – linha gratuita, 24 horas por dia, para prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental.