Manaus

UBS do bairro Planalto é invadida por ladrões e suspende atendimento ao público

Manaus (AM) – A segurança das Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem sido uma preocupação constante das autoridades de saúde, principalmente diante das crescentes ocorrências de invasões por ladrões. Na madrugada desta quinta-feira (13), a UBS do bairro Planalto, Luiz Montenegro, foi mais uma vez alvo de criminosos, que cortaram e levaram os cabos de aço das câmeras de segurança e dos sensores, além das torneiras. Essas invasões prejudicam o atendimento aos pacientes e a segurança dos profissionais que trabalham nas UBS.

A ação dos criminosos foi capaz de interromper o funcionamento da unidade, impossibilitando o atendimento ao público nesta sexta-feira (14). Aqueles que se dirigiram ao local em busca de assistência foram surpreendidos com as portas fechadas e um aviso explicando que o atendimento havia sido suspenso devido a um assalto.

No início da manhã, os funcionários ao chegarem ao local de trabalho foram surpreendidos por um furto. Os ladrões tiveram acesso ao consultório odontológico, à sala de vacinação do Covid, à sala de administração e à cozinha, após arrombarem as portas.

Segundo a enfermeira Tânia Batalha, que trabalha no local, os criminosos reviraram todos os cômodos em busca de objetos de valor, mas só levaram cabos de cobre e torneiras.

Além disso, eles fizeram uma verdadeira bagunça na cozinha, fritando ovos e deixando tudo revirado. A sala da diretora também foi alvo dos ladrões, que jogaram o celular corporativo no chão. Ainda de acordo com a enfermeira, a porta da geladeira da sala de vacinação foi deixada aberta, colocando em risco a conservação das vacinas.

A situação de violência em unidades de saúde tem se tornado cada vez mais comum. Recentemente, a diretora da UBS relatou que a unidade foi alvo de mais um ataque criminoso, e que essa não é a primeira vez que isso ocorre. Segundo a enfermeira, já houve até mesmo um assalto à mão armada no local. A gravidade do problema é evidente e ações precisam ser tomadas para garantir a segurança tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes.

Foi solicitada uma nota da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mas até o momento não tivemos resposta.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: [email protected] Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Leia também

1 of 59