Parintins (AM) – Para turismo ou transporte, os tricicleiros, como são conhecidos os condutores de triciclos em Parintins, no interior do Amazonas, são opção para locomoção na Ilha Tupinambarana.
Com a chegada do Festival de Parintins, que em 2023 ocorre nos dias 30 de junho e 1 e 2 de julho, a expectativa é que haja um crescimento de 50% no movimento para estes trabalhadores durante a festa.
Já consolidados na cultura da cidade, os tricicleiros de Parintins contam com apoio da Info Store há dois anos. Saiba mais sobre a atividade.
TRICICLEIROS
O presidente da Associação de Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP), Rafael Gonçalves, destacou que o período do Festival de Parintins é o de maior demanda para os tricicleiros e, consequentemente, o que gera mais renda para os profissionais.
Atualmente, a associação conta com 200 profissionais filiados.
Segundo a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o serviço tem como um dos pioneiros o mecânico de bicicleta Valdenor Queiroz, na década de 1980. Ficou popularmente conhecido na década de 1990, com o crescimento do Festival de Parintins.
“No início, eram feitos com ferros que sobravam das alegorias dos bois. A estrutura melhorou e, hoje, o triciclo é um patrimônio da cultura parintinense. Os turistas, quando chegam na ilha, se encantam e querem andar pela cidade nesse tipo de transporte”, relatou o presidente da ATTP.
Atração turística sustentável, o triciclo agrada os visitantes da ilha, sendo o transporte mais procurado para conhecer Parintins.
Dados da Amazonastur apontam que a média de satisfação dos visitantes com o serviço é de 87,32%.
Movido pelo guidão da bicicleta, o meio de transporte charmoso tem uma estrutura feita 70% de ferro e coberta de lona.
APLICATIVO DOS TRICICLEIROS
O serviço de triciclos em Parintins está disponível no aplicativo ‘Parintins Leva e Traz‘. O app pode ser baixado no Android.
Outras informações sobre os triciclos de Parintins podem ser obtidas pelo telefone (092) 98487-2470.
APOIO AOS TRICICLEIROS
Há dois anos, os tricicleiros de Parintins contam com apoio da Info Store. A empresa amazonense, que atua com tecnologia, contribui para melhorias na estrutura dos triciclos, capacitação dos condutores na área de atendimento, uniformes, entre outros itens.
Segundo a gerente de Marketing do Grupo Info Store, Elberlany Horta, a empresa repassa recursos financeiros para a ATTP. Ela explicou que o valor é utilizado para melhorar as condições de trabalho dos tricicleiros. Em contrapartida, a Info Store divulga a marca da empresa nos triciclos.