Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
Amazonas+Poder

Tribunal de Justiça do Amazonas realiza sessão solene de abertura do ano judiciário

Compartilhe!
Tribunal de Justiça do Amazonas realiza sessão solene de abertura do ano judiciário
Foto: Divulgação
Compartilhe!

Manaus (AM) – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou nesta terça-feira (24/01) a sessão solene de abertura do ano judiciário de 2023, no Plenário Ataliba David Antonio e transmitida pela internet, com a participação de autoridades e representantes de entidades e órgãos locais e estaduais, além de magistrados e servidores da instituição.  

Compuseram a mesa de honra a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge; o procurador-geral de Justiça – Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, o vice-governador do Estado – Tadeu de Souza Silva; o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas – deputado Roberto Cidade; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas – Jean Cleuter Simões Mendonça; o prefeito de Manaus – David Almeida, e o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon) – juiz Luís Márcio Albuquerque.

Após a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar do Amazonas, a presidente do TJAM declarou aberta a sessão, cumprimentando as autoridades nesta abertura do ano judiciário de 2023, o primeiro de sua gestão, afirmando que inicia o ano com responsabilidade, com a missão de distribuir justiça e atuar na defesa inabalável da democracia. A desembargadora reafirmou o compromisso da defesa do Judiciário, da busca de novas tecnologias e da ampliação da eficiência da administração. “Espero contar com a ajuda e colaboração de todos para que os objetivos sejam alcançados”, afirmou a presidente.

Tribunal de Justiça do Amazonas realiza sessão solene de abertura do ano judiciário
Desembargadora Nélia Caminha conduziu a sessão do Tribunal Pleno. (Foto: divulgação)

Depois houve a exibição de um vídeo institucional sobre o início dos trabalhos no Judiciário, e o pronunciamento de autoridades, como o presidente OAB/AM, Jean Cleuter Simões Mendonça, que parabenizou a nova gestão do Tribunal de Justiça do Amazonas, indicando desafios da entidade com a volta de audiências presenciais na capital e no interior, a adequação dos sistemas para atender os jurisdicionados, o aumento constante de equipes do Judiciário para atender as demandas. Ao final, Mendonça colocou-se à disposição do TJAM para atingir a plenitude do trabalho jurisdicional. 

Em seguida, o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, defendeu a Constituição, citando também o conhecimento e a dedicação como importantes para o ano que se inicia, além de sabedoria. Disse ainda que não se trata somente de uma solenidade ordinária, mas que o momento simboliza o pleno exercício do poder instituído pela Constituição ao Tribunal de Justiça do Amazonas.

Em sua fala, o vice-governador do Estado, Tadeu de Souza Silva, salientou que “é do colegiado deste Tribunal que se solidifica no inconsciente coletivo da população a higidez das instituições públicas”, citando também a segurança jurídica dos pactos firmados no ambiente privado, e que se evidencia do colegiado a harmonia dos entes nacionais nas demandas com os administrados. Como operador do direito, o vice-governador disse compreender como o Executivo acabou sendo um grande cliente das demandas do Judiciário em todo o Brasil.

Depois dos pronunciamentos, a desembargadora Nélia Caminha declarou encerrada a sessão solene, desfazendo-se a mesa de honra, para em seguida ser realizada a sessão do Tribunal Pleno.

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.

Related Articles

Justiça do Amazonas revoga habeas corpus de médica investigada pela morte do menino Benício

Decisão do TJAM aponta incompetência da Câmara Criminal e mantém investigação por...

Wilson Lima entrega mil cartões do Auxílio Estadual a famílias em vulnerabilidade em Coari

Programa reforça a rede de proteção social e amplia a política de...

Disque 153: lei de Gilmar Nascimento torna obrigatória a divulgação do número da Guarda Municipal

Norma já está em vigor após publicação no Diário Oficial e amplia...

Comunidades do Rio Manicoré lançam plano que vai orientar o futuro do primeiro Território de Uso Comum do Amazonas  

Documento marca uma nova etapa na proteção de florestas públicas no estado,...

‘A boa política não precisa ferir, precisa servir’, diz Tadeu de Souza, homenageado com maior comenda da CMM

Vice-governador é condecorado com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, mais...