Entre os nomes que devem concorrer à vaga deixada por Fred Góes, atual presidente do Garantido, está João Medeiros, filho do ex-amo do boi Garantido, Tony Medeiros. João tem 27 anos e desde a infância acompanha a evolução cultural e artística do Garantido. É por causa dessa relação familiar com a agremiação que João anunciou a intenção de disputar o cargo de presidente do boi.
Em conversa com a reportagem, João disse um dos objetivos é respeitar a tradição cultural do Garantido. Tradição que alcançou 33 vitórias ao longo dos 58 anos de festival. Porém, segundo João, é hora de modernizar a administração e o planejamento do boi. A meta é finalmente trazer o Garantido para o século XXI, sem esquecer a ancestralidade que dá força ao boi.
“Modernizar o Garantido não é só colocar tecnologia nas alegorias! Estou falando em modernizar os eventos, os acordos com patrocinadores, a valorização dos artistas e levar o boi ao nível de grandes empresas”, disse João.
Profissionalização dos eventos
Sobre os eventos do Garantido realizados em Parintins e Manaus, João planeja profissionalizar as festas. “Para o Garantido crescer ainda mais, temos que profissionalizar os eventos. Os torcedores e o público merecem espetáculos grandiosos, como os realizados por artistas nacionais que se apresentam em Manaus”, planeja.
Exemplo de sucesso
A proximidade com o Garantido permitiu que João organizasse eventos que levam a cultura de Parintins a um número cada vez maior pessoas. Nos anos de 2023 a 2025, João realizou em Manaus a festa “Vermelhou”, que antecede a temporada bovina.
Realizada tradicionalmente nos meses de janeiro e fevereiro, o evento reúne artistas, compositores, músicos, dançarinos e o público em geral.
Neste ano, a terceira edição da “Vermelhou” aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques, onde milhares de pessoas relembraram as grandes toadas do Boi da Baixa.
A festa foi coordenada pessoalmente por João, que provou que os eventos do Garantido podem ser profissionalizados e alcançarem público cada vez maior, além de arrecadar cada vez mais recursos para o Festival de Parintins.


