News Ticker Elegante
Continua depois da publicidade

Pela terceira vez no ano, a população do Amazonas enfrentou um apagão elétrico de grandes proporções, afetando Manaus e os 61 municípios do estado. A interrupção no fornecimento de energia ocorreu na noite desta quarta-feira (02/04), por volta das 22h06, devido a um desligamento na linha de transmissão de 500 kV do Sistema Interligado Nacional (SIN), operada pelo transmissor de Jurupari, localizado em Oriximiná, no Pará.

De acordo com a concessionária Amazonas Energia, o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou o início da retomada gradual da carga às 22h54. No entanto, naquele momento, apenas 13% do sistema havia sido restabelecido. A normalização foi progressiva, mas às 23h50, diversos bairros de Manaus e cidades da Região Metropolitana ainda estavam sem energia. Por volta das 0h30 desta quinta-feira (03/04), cerca de 50% do fornecimento havia sido restabelecido, alcançando municípios como Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo.

Histórico de apagões em 2025

  • 4 de janeiro ─ Desligamento na usina termelétrica de Jaraqui, no bairro Tarumã, zona Centro-Oeste de Manaus.
  • 7 de março ─ Desligamento na linha de 500 kV de Jurupari-Silves, afetando bairros de Manaus e os municípios de Parintins, Itacoatiara e Presidente Figueiredo.
  • 2 de abril ─ Desligamento na linha de 500 kV de Jurupari, em Oriximiná, Pará, deixando mais de 1,090 milhão de consumidores sem energia.

Continua depois da publicidade