segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | 22:20:46

Manaus (AM) – O festival dos Bois-Bumbás de Parintins (AM) alcançou nos últimos anos dimensões massivas, conjugando, de modo inesperado e criativo, padrões e temas culturais tradicionais a procedimentos e abordagens modernizantes. É hoje uma das grandes manifestações populares do Norte do Brasil, atraindo milhares de pessoas não só de Manaus (a capital do estado) e cidades próximas, como de diversas partes do mundo.

Durante o festival é representada uma rivalidade quase centenária entre dois grupos que encenavam nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi nordestino. Os bois encenam a lenda de Catirina, uma roceira que teve o desejo de comer língua de boi durante a gravidez. Para satisfazer o desejo dela, Negro Francisco, marido de Catirina, mata o boi favorito de seu patrão. Por causa disso, ele foi ameaçado de morte. Um pajé ajuda Francisco e ressuscita o boi.

Quem não gosta de unir o boi com uma feijoada deliciosa? Nesta edição especial bovina, o evento será regado ao som dos bumbás. As atrações serão os levantadores de toadas Patrick Araújo e David Assayag, abrilhantando a festa. O evento começa a partir das 12h, com almoço e a partir de 15h, outras grandes celebridades musicais manauaras também se apresentam para compor a festa e agregar demais ritmos. Cantores como Uendel Pinheiro, Daniel Trindade, banda Meu Xodó e outros.

Pensando nessa pegada que o Gastrobar Mih Bar, localizado no coração do Adrianópolis, retorna com a edição bovina da “Feijuca do Mih”, no dia 21 de abril e as mesas promocionais para 4 pessoas (inclusa feijoada, camisa personalizada, 4 caipirinhas e couvert) para a feijoada já estão à venda na casa, para mais informações pelo fone: (92) 92 98490-0084 ou pelo insta @mih.bar. As edições estão virando tradição todos os meses.

De acordo com um dos sócios do Mih Bar, Rafael Assayag, “Está aberta a temporada bovina no Mih, com a “Feijuca do Mih”, trazendo o que há de melhor dos bois Caprichoso e Garantido para os amazonenses se divertirem, com os amigos e familiares, dançando e aprendendo as coreografias dos bumbás, regado a muitos drinks autorais da casa, cervejas variadas e a melhor comida da cidade”, afirma Rafael.