Na noite desta terça-feira (1º de abril), a Prefeitura de Tefé realizou uma coletiva de imprensa para anunciar oficialmente a 22ª edição da Festa da Castanha, um dos maiores eventos culturais do Amazonas. A celebração acontecerá entre os dias 1º e 4 de maio, reunindo música, tradição e oportunidades para o município.
Participaram da coletiva o prefeito Nicson Marreira, a primeira-dama Kelly Barbosa, o secretário de Comunicação Nixon Souza, o secretário de Turismo Alexandre Nascimento e a secretária de Cultura Sandra Cristina.
O prefeito Nicson Marreira destacou a importância do evento, agora reconhecido como festival cultural no calendário oficial do Estado. “Este evento é motivo de muita alegria para todos nós. Preparamos com muito carinho e contamos com parcerias importantes, como o apoio dos deputados estaduais Wilker Barreto e Carlinhos Bessa, que destinaram emendas para a realização do festival”, afirmou.
ASSISTA A COLETIVA:
Shows nacionais e programação cultural diversificada
A 22ª Festa da Castanha promete atrair cerca de 20 mil pessoas. O investimento realizado visa não apenas valorizar a cultura local, mas também fomentar a economia de Tefé, com a geração de mais de 500 empregos diretos e indiretos. Bandas locais serão contratadas com recursos federais, e a programação contará com grandes atrações nacionais, como Pablo, Simone e Marcynho Sensação.
Confira a programação principal:
- Quinta-feira (1º/05): Bandas locais
- Sexta-feira (2/05): Marcynho Sensação
- Sábado (3/05): Pablo
- Domingo (4/05): Simone
O festival começará no dia 1º de maio com a apresentação das candidatas ao concurso Rainha da Castanha. As inscrições estão abertas até 14 de abril para jovens tefeenses com idades entre 16 e 28 anos e altura mínima de 1,58 m. As premiações incluem uma moto 0 km, uma bolsa de estudos e outros prêmios.
Identidade visual e estrutura para receber os visitantes
O Manual de Identidade Visual da Festa da Castanha foi desenvolvido para representar a história e a importância cultural e econômica da castanha para o município. Cada elemento da logo oficial reflete a tradição do evento.
Para garantir uma recepção organizada, haverá estandes de exposição no aeroporto e no Porto de Tefé, além de guias digitais de turismo. A segurança do público será reforçada com a presença da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, além de equipes de saúde de plantão.
O credenciamento da imprensa também já está disponível, para garantir ampla cobertura do evento.
O secretário de Comunicação, Nixon Souza, ressaltou a expectativa positiva: “Estamos esperançosos de que a festa seja um grande sucesso e fortaleça ainda mais a imagem de Tefé como um polo cultural e turístico do Amazonas”.
Com previsão de movimentar mais de R$ 10 milhões na economia local, a 22ª Festa da Castanha promete ser um marco na história cultural e no desenvolvimento econômico de Tefé.