Manaus (AM) –
A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) promoveu nos dias 30 e 31 de outubro um curso gratuito voltado a gestores responsáveis por fundos de previdência públicos e interessados na temática. O evento contou com palestrantes de renome no campo previdenciário e reuniu representantes de diversos municípios.
Intitulado ‘Regime Previdenciário do setor público’, o curso teve como principal objetivo fornecer informações atualizadas e estratégias para o gerenciamento eficaz dos RPPS, um tema de crescente importância à medida que o envelhecimento da população e as demandas previdenciárias aumentam.
“Com a nossa técnica, temos o compromisso, como instituição, de promover a capacitação e o aprimoramento das práticas de gestão no setor público. Cursos como esse desempenham um papel fundamental na melhoria da eficiência e transparência nas administrações dos RPPS”, destacou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro.
O evento contou com a participação de 12 presidentes dos Fundos de Previdência do Amazonas, além de representantes de 18 municípios do estado. O público-alvo abrangia um espectro diversificado, que incluía gestores, servidores públicos, conselheiros dos RPPS, conselhos fiscal e de administração, estudantes e membros da sociedade civil interessados no tema.
Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprender com palestrantes experientes e renomados no campo previdenciário. Entre os palestrantes estavam Flávio Rodrigues de Castro, Superintendente de Investimentos da Manausprev e Consultor de Investimentos; Elias Cruz da Silva, Diretor de Controle Externo de Regime Próprio de Previdência Social; Daniela Benayon, presidente da Manausprev; e representantes da Amazonprev.
“O evento tem sido um grande sucesso. Pela primeira vez temos dezenove regimes previdenciários de instituições públicas representadas no curso, sendo que desse número catorze estão representados por diretores-presidentes dos próprios órgãos. Com isso, a gente percebe o interesse e aproveitamento das oportunidades dadas pela Corte de Contas amazonense, além de cada vez mais nos consolidarmos na parte pedagógica”, ressaltou o diretor da Dicerp do TCE-AM, Elias Cruz.
“A missão do regime de previdência é, justamente, assegurar que todos os servidores públicos prestes a se aposentar tenham seus benefícios garantidos, sendo imprescindível uma gestão responsável e consistente que traga certa rentabilidade para esse fundo”, afirmou o membro do Comitê de Investimento da AmazonPrev, Claudinei Soares.
“Com grande importância para aumentar o nível de profissionalização das pessoas que trabalham nos regimes, o Regime Previdenciário do Servidor Público ainda é um tema pouco abordado que o Tribunal de Contas hoje nos possibilita compartilhar com os participantes desse curso experiência da Manaus Previdência, mas também fazer trocas de materiais e compartilhar conhecimentos”, reafirmou a diretora-presidente, Daniela Benayon.
O superintendente de Investimentos da Manaus Previdência, Flávio Castro, conceituou e esclareceu sobre a área de investimento na RPPS.
“Esclareci para os participantes os conceitos relacionados a área de investimento voltado para o Regime Previdenciário, mostrando a área previdenciária, administrativa e de investimentos, além do papel do gestor na garantia do rendimento dos futuros pagamentos, como aposentadorias e pensões”, disse Flávio Castro.
Os participantes tiveram acesso a informações valiosas sobre a gestão eficaz dos recursos dos RPPS, estratégias de investimento, legislação previdenciária e outros tópicos cruciais para a administração responsável desses fundos.