Brasília (DF) – Nesta quarta-feira (14), o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reuniu-se com o senador Davi Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, para discutir ações de interesse comum visando à integração e ao desenvolvimento de toda a área de abrangência da Suframa, composta pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.
Entre os temas abordados, destacou-se o workshop que será promovido pela Suframa e pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) do Governo do Amapá, nos próximos dias 22 e 23 de junho, em Macapá, sobre a Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (ZFM).
O evento tem o objetivo de divulgar as oportunidades e resultados da Lei de Informática da ZFM, com ênfase no Estado do Amapá, e integrar os agentes do ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) regional. Serão realizadas apresentações dos Programas Prioritários de Bioeconomia (PPBio), Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0) e Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), além de iniciativas do Governo do Estado do Amapá, das instituições de Pesquisa e Ensino locais e de startups e órgãos como Suframa e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em prol do avanço científico e tecnológico e do fomento à cadeia de inovação estadual.
Durante a reunião, Bosco Saraiva agradeceu a receptividade do senador e solicitou o apoio dele e de outros parlamentares representantes dos Estados que integram a área de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus para dar continuidade e efetividade às ações da nova gestão da Suframa.
O encontro foi considerado produtivo e demonstrou a importância da parceria entre os órgãos públicos e privados para promover o desenvolvimento econômico e tecnológico da região amazônica. A expectativa é que o evento em Macapá contribua para ampliar a visibilidade das oportunidades geradas pela Lei de Informática da ZFM e estimular a inovação e o empreendedorismo na região.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade