No país mais endividado da América Latina, onde 67% da população não possui nenhuma reserva financeira para lidar com imprevistos, segundo levantamento da Fiduc, startups brasileiras começam a transformar a relação do consumidor com o dinheiro. Uma das iniciativas que vem ganhando destaque é a SmartSave, fintech acelerada pela Start Growth que automatiza a criação de reservas de emergência a partir do arredondamento de valores em transações cotidianas.
A proposta é simples, a cada compra feita por cartão de crédito, um valor previamente configurado pelo usuário é automaticamente investido em uma espécie de cofrinho digital. “A gente sabe que poupar é difícil, especialmente em um país onde mais da metade da população lida com renda apertada. A SmartSave resolve isso ao eliminar a necessidade de esforço consciente para economizar”, afirma Marilucia Silva Pertile, CEO, cofundadora da Start Growth e mentora de startups.
Com mais de mil pessoas acessando à plataforma, a startup surge como resposta prática a um problema estrutural. Dados do Datafolha reforçam o cenário preocupante: sete em cada dez brasileiros não têm qualquer quantia reservada para emergências. Nesse contexto, soluções automatizadas ganham relevância ao democratizar o acesso ao investimento, sem exigir conhecimento técnico ou grandes quantias iniciais.
A metodologia se baseia no conceito de microeconomia digital. “É uma forma de fazer o dinheiro trabalhar a favor do usuário sem que ele precise mudar radicalmente seus hábitos”, explica Marilucia. A fintech já captou mais de R$1 milhão em aportes e integra o portfólio da Start Growth, que desde 2014 atua como venture capital e aceleradora de negócios inovadores.
Para a fundadora da Start Growth, o impacto de soluções como essa ultrapassa o campo individual. “Criar acesso à reserva financeira não é só uma questão de disciplina pessoal, mas de justiça econômica. Quanto mais brasileiros tiverem autonomia para enfrentar imprevistos, mais fortalecido será o ecossistema de consumo, crédito e empreendedorismo”, avalia.
Com o app já em funcionamento, a SmartSave fornece integrações e recursos que permitem ao usuário acompanhar, em tempo real, a evolução de sua reserva e as possibilidades de diversificação dos valores guardados, além de configurar valores personalizados para serem guardados automaticamente.
Sobre a Start Growth
A Start Growth começou a investir em startups em 2014 e, de lá para cá, vem ajudando no desenvolvimento de negócios escaláveis e na formação de empreendedores. Adotando o método Start Growth Method, a Venture Capital já ajudou a tirar muitos negócios do “vale da morte”, possibilitando “exits” muito rentáveis para os acionistas.
Para mais informações, acesse o site, linkedin ou pelo instagram.
Sobre Marilucia Silva Pertile
É uma investidora especializada em acelerar negócios SaaS. Formada em Administração de Empresas e com especializações em Valuation de Startups, Gestão Comercial e Planejamento Estratégico, ela possui um currículo que transpira expertise. Além disso, é certificada em Coaching Executivo e Gestão de Pessoas. Sua trajetória inclui experiência como diretora comercial em empresas de tecnologia de grande porte e também como gerente regional de vendas em renomadas corporações multinacionais de tecnologia. Seu sucesso no universo das vendas é inegável.
Como fundadora da Start Growth e mentora de startups, Marilucia utiliza linguagem dinâmica e atual, capaz de inspirar reflexões e abrir novos caminhos de negócios. Seu foco é orientar e impulsionar startups, garantindo resultados expressivos para os empreendimentos que apoia.
Para mais informações, acesse o linkedin.
