Sindifisco Nacional anuncia paralisação nas atividades da Receita Federal em novembro e realiza dia de mobilização em Manaus
Sindifisco Nacional anuncia paralisação nas atividades da Receita Federal em novembro e realiza dia de mobilização em ManausPortal Remador

Manaus (AM) – A Delegacia Sindical no Amazonas organizou um dia de mobilização em Manaus com a participação de Auditores-Fiscais da Direção Nacional de diversas regiões. O grupo veio a Manaus nesta sexta-feira, (27) para participar de uma agenda de atividades sindicais que iniciou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes com um ato público pelo fim das travas do Decreto 11.545/23 e o cumprimento integral do Plano de Aplicação do Fundaf.

Durante uma reunião com o presidente-executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Lúcio Flávio de Morais, os Auditores-Fiscais, juntamente com membros da Direção Nacional e da DS Amazonas, informaram que, após tentativas de negociação com o governo federal por meio do ministro Fernando Haddad, não houve retorno sobre o acordo firmado em 2016. Como resultado, a categoria decidiu iniciar uma paralisação, aprovada em assembleia, a partir do dia 20 de novembro.

Além do anúncio, o grupo pediu o apoio da entidade do setor industrial amazonense para reforçar o diálogo com o governo federal e o Ministério da Fazenda.

audiencia-e-credibilidade Sindifisco Nacional anuncia paralisação nas atividades da Receita Federal em novembro e realiza dia de mobilização em Manaus

O grupo formado por membros da Direção Nacional participou desta programação na capital amazonense, entre os quais, a diretora adjunta de Assuntos Parlamentares, Patrícia Fiori Cabral; o presidente da Delegacia Sindical de Santos do Sindifisco Nacional, Elias Carneiro Júnior; o representante do Comando Nacional de Mobilização (CNM), Marcus Dantas e André Trajano (DS/Santos). Também estavam presentes membros da DS Amazonas Sindifisco Nacional, o 2° vice-presidente do Sindifisco Nacional, Eduardo Toledo, e o coordenador do Comando Regional de Mobilização da 2ª RF (CRM02), Marcos Neto.

VEJA TAMBÉM:  Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente para Foz do Iguaçu preguiça-real resgatada nas proximidades de Manaus

Durante o encontro no CIEAM, Elias Carneiro, presidente da Delegacia Sindical, enfatizou a necessidade urgente de resolver a situação: “O ministro tem conversado conosco, mas o progresso tem sido muito lento em comparação com o esperado. Esta questão se arrasta desde 2016, e a regulamentação de uma lei de 2016 foi feita muito abaixo do necessário. Precisamos que o governo resolva isso, pois isso afeta negativamente o país como um todo. Há uma restrição muito grande na liberação de cargas”.

O representante do Comando Nacional de Mobilização (CNM), Marcus Dantas reforçou a necessidade de conseguir uma resposta do governo antes do dia 20, data marcada para o início da greve. “Sem dúvidas no dia 20 de novembro teremos uma mobilização, uma greve muito forte, por isso estamos conversando com os segmentos empresariais porque até o momento não existe uma ação sequer que indique que o acordo será cumprido”.

IMG-20231030-WA0053-scaled Sindifisco Nacional anuncia paralisação nas atividades da Receita Federal em novembro e realiza dia de mobilização em Manaus
Foto: Divulgação

Reinauguração

Pela ocasião da reinauguração da sede da Delegacia Sindical em Manaus e Dia do Servidor Público, data comemorada em 28 de outubro, foi realizado um happy hour com música ao vivo e a participação de filiados e convidados. O diretor administrativo da DS, José Jefferson comentou sobre as melhorias realizadas no imóvel, “com o tempo e chegamos a conclusão que precisava de uma reforma, incluindo pintura, instalação de sistema de câmeras e placas solares. A intenção é concluir o que falta até o final deste ano”.

Adesão

Durante o evento, a diretora adjunta de Assuntos Parlamentares, Patrícia Fiori Cabral, enfatizou a importância da adesão ao movimento: “A greve terá visibilidade para a população, que não vai nos apoiar. Precisamos nos apoiar mutuamente para manter nossa força até o final de dezembro. Cada pessoa é importante nesse movimento e na greve que se aproxima”.

VEJA TAMBÉM:  Eneva assina primeiro contrato de suprimento industrial de gás no mercado livre de Sergipe

Amauri Teixeira, membro do Conselho Fiscal da DS Amazonas, pediu aos colegas que não aderissem ao teletrabalho durante o movimento, enquanto o coordenador do Comando Regional de Mobilização da 2ª RF (CRM02), Marcos Neto, destacou os desafios enfrentados pelos Auditores-Fiscais no Amazonas, onde a maioria dos mais de 200 filiados não reside mais em Manaus devido à possibilidade de realizar teletrabalho a partir de seus estados de origem. Já se passaram oito anos desde o último concurso público.

“Quem faz o concurso tem uma perspectiva de em dois ou três anos ir embora. Sem falar no cansaço, o ano de 2022 foi um ano inteiro de mobilização pelo cumprimento desse acordo que já tem uns sete anos, é uma situação sem muita opção, ou a gente levanta pra lutar pela categoria ou vai a cada dia mais perdendo valor. E a gente já vê a possibilidade de no ano que vem ter uma redução no salário diante de uma avaliação de metas”, alerta.

Manaus foi a terceira cidade que o grupo visitou para promover a mobilização, que já passou pelo Rio de Janeiro, Santos/SP e seguirá para Foz do Iguaçu, no Paraná.

Confira nossos últimos Reels

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: [email protected] Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. 🎩 ELE É O DONO DOS MEUS CAMINHOS!