O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus, durante convenção coletiva, determinou que as empresas do setor realizem o pagamento do 13º salário de todos os trabalhadores da categoria até esta sexta-feira (20).
O presidente do sindicato, Givancir Oliveira, solicitou que as empresas compensem os trabalhadores, adiantando o pagamento do vale e garantindo o cumprimento desse direito trabalhista.
De acordo com Oliveira, o atraso no pagamento representa uma grave violação dos direitos dos trabalhadores.
“Não há motivos para que nenhuma empresa deixe de pagar ou atrase o 13º salário dos trabalhadores. Esse é um direito garantido, e estamos lutando para que seja cumprido”, afirmou o presidente.
Ainda segundo ele, caso as empresas não efetuem os pagamentos até o prazo estabelecido, a categoria poderá paralisar as atividades a partir deste sábado (21).
“Fica bem claro que, se as empresas não quitarem suas obrigações hoje, dentro do que prevê a lei, elas não irão operar”, destacou Oliveira.
O sindicato está empenhado em buscar todas as alternativas possíveis para garantir que os trabalhadores recebam os seus direitos.
Caso isolado
Nesta semana, um trabalhador rodoviário manifestou publicamente sua insatisfação com a desvalorização da categoria e, posteriormente, foi demitido por justa causa, o que o deixaria sem acesso aos direitos trabalhistas.
“O trabalhador tomou uma atitude impensada, mas, mesmo assim, o sindicato atuou para reverter a justa causa”, finalizou Oliveira.