Os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Vigilância em Saúde de Parintins mostram um aumento significativo de acidentes de trânsito e mortes relacionadas entre 2023 e 2024. O crescimento alarmante foi apontado por meio de dados do Observatório Nacional do Trânsito.
Em 2023, foram 1.745 acidentes de trânsito com 11 óbitos (8 homens e 3 mulheres). Em 2024, foram 2.409 acidentes de trânsito (aumento de 664 ocorrências, equivalente a 38%) com 19 óbitos (16 homens e 3 mulheres), representando um crescimento de 72% no número de mortes.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, destacou que os números foram verificados por meio do programa Vida no Trânsito, que reúne a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde e a Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT). Além disso, o município aderiu ao Observatório Nacional do Trânsito, onde os dados locais revelaram a gravidade da situação.
“Os números são alarmantes e demonstram a necessidade de ações conjuntas e urgentes para promover mais segurança no trânsito. Temos acompanhado e apoiado o trabalho realizado pela EMTT,” afirmou Elaine.
O secretário de saúde, Clerton Rodrigues, enfatizou que o aumento dos acidentes tem pressionado o sistema de saúde e causado sofrimento às famílias. “Além das mortes, temos feridos graves que muitas vezes precisam ser transferidos para Manaus. A imprudência, como dirigir sob efeito de álcool, condução por menores e o não uso de equipamentos de segurança, como o capacete, são os principais fatores”, disse Clerton.
Ele reforçou o compromisso da gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves em intensificar a conscientização e a fiscalização. “Precisamos reforçar a obrigatoriedade do uso de capacetes e cintos de segurança, e combater a irresponsabilidade no trânsito”, afirmou o secretário.
Texto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM
Foto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM
E-mail: comunicacao@parintins.am.gov.br
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)