São Paulo (SP) e Manaus (AM) vão concorrer ao título de Cidades Criativas da Unesco
São Paulo (SP) e Manaus (AM) vão concorrer ao título de Cidades Criativas da UnescoPortal Remador

São Paulo (SP) e Manaus (AM) podem vir a integrar a seleta Rede de Cidades Criativas da Unesco, que incentiva a cooperação entre destinos onde a criatividade é ferramenta estratégica de desenvolvimento urbano sustentável. As candidaturas das capitais paulistana, na categoria Cinema, e do Amazonas, na área de Gastronomia, para representar o Brasil foram confirmadas nesta segunda-feira (24.02) pelo Comitê de Seleção do Governo Federal, do qual fazem parte os ministérios do Turismo, da Cultura e a Comissão Nacional do Brasil para a Unesco (Ministério das Relações Exteriores). No total, foram analisadas 23 localidades, das quais 9 obtiveram a classificação mínima.

A decisão considerou vários critérios da Organização das Nações Unidas para a Educação, as Ciência e a Cultura (Unesco), como alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a história e o patrimônio dos municípios; a sinergia junto a outras áreas criativas; viabilidade financeira; a capacidade do município de contribuir e se engajar na Rede e a adesão de autoridades municipais ao processo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o destaque do país na Rede. “O Brasil ocupa atualmente uma importante posição, atrás apenas da China e empatando com a Itália no número de Cidades Criativas. Isso demonstra a importância das políticas públicas dos municípios e do governo federal para impulsionar o setor criativo como fator de contribuição para o desenvolvimento sustentável do país, além de ampliar a visibilidade do turismo brasileiro na comunidade internacional”, observou.

audiencia-e-credibilidade São Paulo (SP) e Manaus (AM) vão concorrer ao título de Cidades Criativas da Unesco

A disputa também se baseou em quesitos como a qualidade da apresentação das cidades nas línguas inglesa ou francesa e os materiais de divulgação, a exemplo de fotos e websites. Também nortearam o processo de seleção o equilíbrio e o potencial regional para atuar em rede, de modo a privilegiar áreas geográficas e especialidades criativas com menor representação internacional na Rede. A partir de agora, São Paulo e Manaus serão submetidas à apreciação da Unesco.

VEJA TAMBÉM:  New York Times põe Manaus em lista mundial dos melhores destinos turísticos de 2023

As duas cidades endossadas pelo governo federal deverão formalizar suas candidaturas na plataforma da entidade até 03 de março, à meia-noite, horário de Paris (20h no horário do Brasil). Acesse AQUI mais informações a respeito da Rede de Cidades Criativas da Unesco e os detalhes do processo seletivo.

PRESENÇA BRASILEIRA – Ao integrarem a Rede, os locais devem se comprometer a compartilhar boas práticas, firmar parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade nos planos de expansão urbana e cooperar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A última seleção realizada pelo Brasil para a participação no processo internacional ocorreu em 2023, quando foram escolhidas Penedo (AL) e Rio de Janeiro (RJ), nas categorias Cinema e Literatura, respectivamente.

Além delas, outras 12 localidades brasileiras compõem o seleto grupo: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em Design; Salvador (BA) e Recife (PE), na área de Música; Santos (SP), no Cinema; João Pessoa (PB), na divisão Artes Populares, e Campina Grande (PB), em artes midiáticas.

Confira nossos últimos Reels

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: [email protected] Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. 🎩 ELE É O DONO DOS MEUS CAMINHOS!