O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), irá liderar uma comitiva de parlamentares para discutir os efeitos do chamado “tarifaço americano” na economia local. A reunião será realizada com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o secretário estadual da Sedecti, Serafim Corrêa.
O objetivo do encontro é aprofundar a análise sobre os riscos e oportunidades que as medidas do governo dos Estados Unidos podem trazer para a Zona Franca de Manaus (ZFM), especialmente no que diz respeito à atração de novas indústrias para o Polo Industrial de Manaus (PIM).
“Minha proposta é que entremos nesse debate munidos de informações técnicas. Precisamos entender o que a Suframa e a Sedecti estão planejando para transformar esse momento em uma oportunidade. A ZFM deve sair na frente e se posicionar como um polo estratégico para empresas que buscam novas alternativas de mercado”, afirmou Cidade.
Além da questão internacional, Roberto Cidade também pretende discutir a expansão do parque industrial para áreas próximas à rodovia AM-010. Para o parlamentar, o crescimento atual do PIM exige planejamento imediato para garantir espaço e infraestrutura para novos empreendimentos.
“O Polo Industrial tem crescido de maneira impressionante, mas não há mais espaço para novas indústrias. Se queremos atrair investimentos, precisamos estar preparados: oferecer energia de qualidade, internet rápida e infraestrutura adequada. O ‘tarifaço’ pode ser a chance que precisávamos para trazer indústrias da Europa e da Ásia para o Brasil, e especialmente para a Zona Franca”, destacou.
Segundo o presidente da Aleam, a localização estratégica de Manaus é um dos trunfos que podem ser usados para impulsionar a atração de novos negócios.
“Estamos geograficamente posicionados de maneira favorável, sendo a cidade brasileira mais próxima dos Estados Unidos. Se planejarmos agora, vamos colher bons frutos no futuro. A ZFM tem tudo para sair fortalecida desse cenário global”, concluiu Roberto Cidade.