Em um avanço significativo para o turismo sustentável na Amazônia, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) deu início ao estudo de capacidade de suporte do turismo de pesca esportiva na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã. A proposta é que o estudo garanta maior segurança ambiental para a prática.
A primeira etapa do estudo foi realizada entre os dias 05 e 09 de setembro, na Unidade de Conservação Estadual situada no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus). A iniciativa ocorre em parceria com o Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
“Essa é uma iniciativa muito marcante para a nossa Unidade de Conservação, para que a gente consiga avaliar a capacidade da região em receber pescadores, garantindo a conservação do ecossistema e o bem-estar das comunidades locais, que já são engajadas no turismo de pesca esportiva, sendo essa uma fonte de renda importante para a RDS”, disse o gestor da RDS do Uatumã, Cristiano Gonçalves.
Segundo ele, o estudo servirá como base metodológica para outras áreas, em atendimento à Lei nº 6.647/2023, que estabelece normas, procedimentos e incentivos para a prática da pesca do tucunaré. Desta forma, a RDS do Uatumã se tornou a primeira UC do Amazonas a receber profissionais para a realização desse tipo de pesquisa.
Próximas etapas
Nesta fase do estudo, foram realizadas pescarias experimentais e coletas de dados. Agora, os profissionais vão realizar as análises dos resultados, para estimar a capacidade de suporte do ambiente.
Um relatório técnico será elaborado para submissão ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para viabilizar a emissão de um Certificado de Registro de Pesca (CRP) aos operadores de turismo na UC, em cumprimento às exigências da legislação.
Além da RDS Uatumã, a RDS Matupiri, localizada no município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus), também deve receber os estudos, previstos para ocorrer entre os dias 16 e 20 de setembro.