Vereador Sababá Filho (PCdoB) de Cândido Mendes, no Maranhão, protagoniza polêmica ao fazer discurso de renúncia na Câmara de Vereadores. Durante seu longo pronunciamento, o parlamentar alega ter recebido um montante de R$ 300 mil do prefeito da cidade, Facinho (PL), com o objetivo de desistir de seu mandato.
Na manhã de sexta-feira (04), Sababá causou agitação ao jogar o dinheiro da suposta propina pela janela da Câmara, atraindo a atenção de moradores e autoridades locais. De acordo com informações de outros vereadores, a ação do parlamentar teria sido uma manobra para proporcionar à oposição a maioria na Câmara e assim, tentar cassar o prefeito.
Veja o vídeo:
Em resposta aos acontecimentos, o Prefeito José Bonifácio Rocha de Jesus divulgou uma nota esclarecendo os fatos. Ele nega ter mantido qualquer contato ou tratativa com o vereador Sababá Filho, considerando-o um inimigo político conhecido por suas armações e espetáculos em busca de autopromoção.
O prefeito afirma ter tomado conhecimento de que o vereador elaborou uma carta de renúncia, tendo inclusive ido pessoalmente a um Cartório em São Luís-MA para reconhecer sua assinatura no documento, que foi protocolado na Câmara Municipal na tarde do dia anterior (03/08/2023).
O gestor municipal alega que o vereador estava desesperado por ter tentado cassá-lo sem sucesso, devido à falta de fundamentos legais e quórum necessário para a cassação. Portanto, para o prefeito, a renúncia do vereador não tem qualquer relevância ou utilidade, sendo apenas uma simulação para causar tumulto e chamar a atenção.