Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Manaus intensificou as ações do Plano de Contingência do Município (Plancon), criado em 2024 para prevenir e mitigar desastres naturais na capital. Coordenado pela Defesa Civil, o plano envolve várias secretarias municipais, órgãos estaduais e concessionárias de serviços essenciais, como energia e água.

O Plancon é o primeiro do tipo elaborado por uma gestão municipal e prevê medidas específicas para quatro cenários: chuvas intensas, cheia, estiagem e incêndios. Além disso, as ações incluem obras de contenção de encostas em áreas de risco, como as chamadas “erosões”, que já beneficiaram 32 áreas durante os últimos quatro anos da gestão do prefeito David Almeida.

Estudos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) apontaram a zona Norte como uma das regiões mais vulneráveis de Manaus.

Segundo o vice-prefeito e secretário da Seminf, Renato Junior, essas áreas críticas demandam atenção prioritária para proteger famílias que vivem próximas a encostas e minimizar os impactos das chuvas. “A formação de erosões e deslizamentos é um fenômeno comum em regiões com solo instável e pouca drenagem, mas com planejamento e ações coordenadas, conseguimos reduzir significativamente os riscos”, explicou Renato Junior em entrevista à BandNews FM.

VEJA O VÍDEO

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: jornalismo@remador.com.br Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Continua depois da publicidade
Exit mobile version