News Ticker Elegante
Continua depois da publicidade

As obras dos novos reservatórios de água do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins seguem avançando, com diferentes etapas já concluídas. O projeto, executado pelo Governo do Amazonas por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), tem como objetivo ampliar o abastecimento e garantir a segurança hídrica da população.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, os quatro reservatórios previstos terão capacidade para armazenar 1,2 milhão de litros de água.

“As obras do sistema de abastecimento de água do Prosai estão evoluindo conforme o esperado. Este ano entregaremos os quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs), além de toda a rede de água instalada na cidade, garantindo que 100% da população tenha acesso a água tratada e de qualidade”, destacou Campêlo.

Andamento das obras

No Centro de Reservação e Distribuição (CRD 2), próximo ao Bumbódromo, as estacas da fundação foram concluídas e os pilares e vigas pré-moldadas já estão concretadas. No CRD 3, no Distrito Industrial, as fundações também foram finalizadas, permitindo o avanço para as próximas fases. Já no CRD 4, no bairro Itaúna II, 30% da concretagem dos pilares e vigas foi concluída.

Os reservatórios elevados terão capacidade para 400 mil litros cada, enquanto os apoiados poderão armazenar até 375 mil litros. Quando estiverem em pleno funcionamento, o sistema terá capacidade para armazenar 1,2 milhão de litros de água, garantindo maior estabilidade no fornecimento, especialmente em situações de emergência.

Previsão de conclusão e investimentos

As obras nos três CRDs devem ser concluídas até outubro de 2025, enquanto o CRD 1, localizado na região da Francesa, ainda terá suas obras iniciadas com a perfuração de poços. Segundo o coordenador do Prosai Parintins, Leonardo Normando, a nova infraestrutura beneficiará toda a população urbana do município, assegurando um abastecimento contínuo e eficiente.

Com um investimento de R$ 53,7 milhões, o sistema de abastecimento de água de Parintins contará com 34 quilômetros de redes de distribuição, garantindo água tratada para 100% da população urbana da cidade.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: [email protected] Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Continua depois da publicidade