“Já fizemos cacimba, compramos água para poder ter para beber, tivemos que comprar bombas para que a água do poço comunitário chegasse nas nossas casas. Agora, com a chegada da água encanada, nossa vida vai melhorar. Nossa saúde, sabe?”. O relato emocionado é da moradora do Jardim Mauá, Marinete da Silva, de 65 anos. A dona de casa é uma das cinco mil pessoas contempladas pelo serviço de implantação de rede de água na região.
Localizado no bairro Mauazinho, na zona Leste da Cidade, o Jardim Mauá está recebendo mais de 10 mil metros de rede de abastecimento de água. O serviço – que irá garantir o acesso à água tratada diretamente nas torneiras dos moradores – faz parte do projeto que iniciou no ano passado, com a construção de um poço profundo de captação e a implantação de redes de abastecimento.
“A obra contempla mais de 10 mil metros de rede de abastecimento, que levarão água tratada diretamente às casas de cerca de cinco mil moradores. Começamos com a perfuração do poço subterrâneo e a instalação dos primeiros cinco mil metros de rede. Agora, estamos concluindo a fase final, com as ligações domiciliares que garantirão saúde e dignidade para a população”, explica Waldiney Lima, gerente de Projetos da Águas de Manaus.
A previsão é que a obra seja concluída até o final de julho.
Virada de página
Com a nova rede de abastecimento, os moradores do Jardim Mauá terão, pela primeira vez, acesso contínuo à água tratada diretamente das torneiras — uma mudança significativa na vida de quem enfrentava dificuldades diárias para ter água potável.
“Lutamos muito para conseguir essa água. Tínhamos um poço comunitário, mas sempre que a bomba quebrava, precisávamos fazer vaquinha para comprar outra. E mesmo assim, a água não era boa para beber — a gente ainda precisava comprar garrafões. Agora, vamos poder beber água direto da torneira. Estou muito feliz”, comemora Marinete, uma das primeiras moradoras da comunidade.
Qualidade e compromisso
Atualmente, Manaus distribui mais de 700 milhões de litros de água por dia. De acordo com a concessionária, toda essa água passa por rigorosos testes de qualidade para garantir que chegue potável às casas dos manauaras.
Hoje, o abastecimento de água na capital amazonense está universalizado, com atendimento de mais de 99% da população urbana. Contudo, a concessionária segue acompanhando o crescimento da cidade, com o propósito de levar água para toda população, expandindo seus serviços para áreas de expansão da capital que passaram por regularização, como o Parque Mauá.
