Manaus (AM) – O programa de incentivo ao empreendedor “English Manaus” alcançou a participação ativa de mais de 1,7 mil empreendedores em suas aulas de inglês, realizadas no formato online, com três “aulões” presenciais no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, zona Centro-Sul da capital. Ofertado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), o curso, executado pela Federação Amazonense de E-sports (Faesp), tem uma duração média de seis a oito meses.
O principal objetivo do programa é capacitar os participantes para o mercado empreendedor, com foco no turismo e na economia local, além de fortalecer o uso da língua inglesa como uma ferramenta fundamental de trabalho. O secretário da Semtepi, Radyr Júnior, destaca a importância do curso para os empreendedores locais, ressaltando a baixa evasão dos alunos e reafirmando o compromisso de capacitar ainda mais a população.
O curso, fomentado pelo Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), é composto por 200 horas de aulas divididas em quatro módulos. Atualmente, os participantes estão cursando o terceiro módulo, conforme informações da organização executora.
Para a aluna Géssica Santos, sócia de uma microempresa de entregas há um ano, a capacitação proporciona novas oportunidades para expandir seu negócio internacionalmente. “As aulas são incríveis e tão bem explicadas que tornam o entendimento mais fácil. A primeira mudança na minha empresa foi a de não recusar clientes estrangeiros. Hoje me sinto mais confiante em poder atendê-los e conquistar outros países”, comenta a empreendedora.
O programa ‘English Manaus’ destaca-se como uma iniciativa essencial para preparar empreendedores locais para o mercado global, fortalecendo suas habilidades linguísticas e impulsionando o crescimento econômico da região.