O Procon-AM notificou a Amazonas Energia nesta quinta-feira (03/04), exigindo esclarecimentos sobre o recente apagão que afetou Manaus e municípios da região metropolitana. A ação busca respostas para a recorrência das falhas no fornecimento de energia, sendo este o terceiro apagão do ano e o segundo em menos de 30 dias.
Segundo a Amazonas Energia, o desligamento da linha de transmissão Jurupari-Oriximiná, no Pará, foi a causa do apagão. A empresa já havia atribuído o evento anterior, em (07/03), a “fortes chuvas”, conforme comunicado nas redes sociais.
No documento entregue à concessionária, o Procon-AM solicitou informações sobre as medidas preventivas adotadas para evitar a reincidência do problema. O órgão questiona a demora no restabelecimento da energia e a falta de prioridade para unidades de saúde.
O Procon-AM requereu detalhes sobre o plano de ação implementado após o apagão de (07/03), laudos do Operador Nacional do Sistema sobre os desligamentos, o plano de contingência e emergência, a comprovação de atendimento prioritário a serviços de saúde e as medidas para minimizar os impactos à população e reparar eventuais perdas.
O Procon-AM deu prazo de 10 dias para que a empresa Amazonas Energia encaminhe as respostas, bem como a documentação comprobatória das medidas tomadas. O Procon ressalta ainda que a ausência de respostas pode configurar desobediência passível de sanção.