A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início, nesta sexta-feira (24), a uma operação inovadora no Rio de Janeiro, introduzindo um scanner de raios X capaz de detectar armas e drogas em veículos em movimento. Com a aquisição de nove desses equipamentos em todo o país, cinco foram destinados ao estado carioca.
Durante uma simulação conduzida para o RJ1, a eficácia do scanner foi evidente quando detectou uma pistola no porta-malas de um automóvel. “A gente consegue fazer a identificação de algum ilícito mesmo que esteja escondido na lataria”, destacou José Hélio Macedo, porta-voz da PRF.
Para manter a discrição, o scanner foi instalado dentro de um carro descaracterizado, permitindo maior eficácia nas abordagens sem chamar atenção no trânsito. Além disso, cães farejadores e um helicóptero serão utilizados para reforçar a operação de combate ao tráfico de drogas e armas.
José Hélio ressaltou a importância da tecnologia: “O raio-X indica exatamente onde está o material. O policial consegue abordar mais veículos e fazer uma fiscalização mais eficiente e rápida.” Com essa iniciativa, a PRF busca fortalecer suas estratégias no enfrentamento ao crime nas estradas do Rio de Janeiro.