Publicidade

Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
🚀 Hospedagem profissional para quem leva o site a sério. Seguro, rápido e confiável — com domínio grátis, e-mail profissional e backup automático. Hospedar meu site agora
Barra de Notícias Sugeridas - Remador
Sugerida para você
Ticker Lateral – Portal Remador
Parintins

Prefeitura de Parintins faz primeira colheita de hortaliças na Escola Municipal Luz do Saber

Compartilhe!
Prefeitura de Parintins faz primeira colheita de hortaliças na Escola Municipal Luz do Saber
Foto: Divulgação
Compartilhe!

Estudantes, professores, gestão, monitores e técnicos em agropecuária participaram da primeira colheita de hortaliças na Casa de Vegetação da Escola Municipal Luz do Saber, na manhã desta segunda-feira, 17 de novembro. Há um mês, em canteiros de balcões, os alunos plantaram coentro, cebolinha, couve, pimenta de cheiro, tomate e maxixe, orientados pela Prefeitura de Parintins, por meio de equipe técnica da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa).

O projeto conta ainda com atuação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e vai enriquecer o cardápio da merenda escolar. Duas turmas, nos turnos matutino e vespertino, estão empenhadas nas atividades de cultivo. O trabalho rende frutos e alimenta.

A iniciativa do governo do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves faz parte do Projeto Escola em Tempo Integral na Luz do Saber, no bairro Itaúna 02. “Estamos presentes desde a coleta dos adubos, no processo de trabalhar a mistura de material orgânico com o esterco nos balcões, o plantio das mudas com os técnicos da Secretaria de Produção, que nos dão suporte semanalmente. Com 30 dias, fizemos a primeira colheita de coentro, couve, cebolinha. Todos nós estamos gratos a Deus pela oportunidade”, afirma a professora Eulina Ribeiro.

Para o aluno do 6º Ano do Ensino Fundamental, Miguel Ângelo Vieira do Carmo, 12 anos, o envolvimento no projeto da horta proporciona aprendizado tanto para si quanto para os colegas. “Pode ajudar muito em casa, para plantar em balcões e compartilhar esse dom com outras pessoas. As plantas são quase uma família para a gente, porque cuidamos e colhemos, como um agradecimento de Deus”, revela.

Da colheita à cozinha

De acordo com a cozinheira da Escola Municipal Luz do Saber, Norma de Souza, o coentro, a cebolinha e a couve já servirão para um preparo de desfiado de frango. As hortaliças chegaram fresquinhas na cozinha da escola e serão inseridas no cardápio da próxima sexta-feira. “Me sinto privilegiada. Vai ter uma comida bem gostosa para todos os alunos e professores”, garante a cozinheira.

O coordenador do projeto, professor João Kened Nogueira, reforça a parceria da Secretaria de Produção para atividades do cultivo de hortaliças. “Essa é só a primeira colheita e vamos ampliar os canteiros. Não é uma extensão de sala de aula. Buscamos o desenvolvimento cognitivo e social deles. Quem sabe, futuramente, possam tomar gosto por isso e fazer em casa”, pontua.

O técnico em agropecuária da Secretaria de Produção, Józimo Ribeiro Neto, ficou feliz com o resultado do trabalho designado pela gestão do prefeito Mateus Assayag e pelo secretário Tião Teixeira para os atendimentos nas hortas das escolas municipais. “Damos prosseguimento a esse projeto, que é fundamental para a transmissão de conhecimentos agrícolas às crianças. Faz um mês que semeamos o coentro. Graças a Deus e aos cuidados dos alunos e professores, as plantas estão bem desenvolvidas. O objetivo do projeto é uma horta didático-pedagógica. Estou muito feliz com essa ação, que se estende para outras escolas”, explica Józimo.

Compartilhe!