Estudantes, professores, gestão, monitores e técnicos em agropecuária participaram da primeira colheita de hortaliças na Casa de Vegetação da Escola Municipal Luz do Saber, na manhã desta segunda-feira, 17 de novembro. Há um mês, em canteiros de balcões, os alunos plantaram coentro, cebolinha, couve, pimenta de cheiro, tomate e maxixe, orientados pela Prefeitura de Parintins, por meio de equipe técnica da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa).
O projeto conta ainda com atuação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e vai enriquecer o cardápio da merenda escolar. Duas turmas, nos turnos matutino e vespertino, estão empenhadas nas atividades de cultivo. O trabalho rende frutos e alimenta.
A iniciativa do governo do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves faz parte do Projeto Escola em Tempo Integral na Luz do Saber, no bairro Itaúna 02. “Estamos presentes desde a coleta dos adubos, no processo de trabalhar a mistura de material orgânico com o esterco nos balcões, o plantio das mudas com os técnicos da Secretaria de Produção, que nos dão suporte semanalmente. Com 30 dias, fizemos a primeira colheita de coentro, couve, cebolinha. Todos nós estamos gratos a Deus pela oportunidade”, afirma a professora Eulina Ribeiro.
Para o aluno do 6º Ano do Ensino Fundamental, Miguel Ângelo Vieira do Carmo, 12 anos, o envolvimento no projeto da horta proporciona aprendizado tanto para si quanto para os colegas. “Pode ajudar muito em casa, para plantar em balcões e compartilhar esse dom com outras pessoas. As plantas são quase uma família para a gente, porque cuidamos e colhemos, como um agradecimento de Deus”, revela.
Da colheita à cozinha
De acordo com a cozinheira da Escola Municipal Luz do Saber, Norma de Souza, o coentro, a cebolinha e a couve já servirão para um preparo de desfiado de frango. As hortaliças chegaram fresquinhas na cozinha da escola e serão inseridas no cardápio da próxima sexta-feira. “Me sinto privilegiada. Vai ter uma comida bem gostosa para todos os alunos e professores”, garante a cozinheira.
O coordenador do projeto, professor João Kened Nogueira, reforça a parceria da Secretaria de Produção para atividades do cultivo de hortaliças. “Essa é só a primeira colheita e vamos ampliar os canteiros. Não é uma extensão de sala de aula. Buscamos o desenvolvimento cognitivo e social deles. Quem sabe, futuramente, possam tomar gosto por isso e fazer em casa”, pontua.
O técnico em agropecuária da Secretaria de Produção, Józimo Ribeiro Neto, ficou feliz com o resultado do trabalho designado pela gestão do prefeito Mateus Assayag e pelo secretário Tião Teixeira para os atendimentos nas hortas das escolas municipais. “Damos prosseguimento a esse projeto, que é fundamental para a transmissão de conhecimentos agrícolas às crianças. Faz um mês que semeamos o coentro. Graças a Deus e aos cuidados dos alunos e professores, as plantas estão bem desenvolvidas. O objetivo do projeto é uma horta didático-pedagógica. Estou muito feliz com essa ação, que se estende para outras escolas”, explica Józimo.


