Manaus (AM) -Como parte das melhorias na trafegabilidade e no escoamento da produção rural, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, na manhã desta segunda-feira, 25/9, o ramal do Matrinxã, no quilômetro 17, da rodovia AM-010, totalmente pavimentado. O local nunca havia recebido serviços básicos da prefeitura. A ação faz parte de uma série de intervenções municipais na semana em que a gestão completa 1.000 dias de trabalho.
“Aqui é o sonho de mais de 25 anos dos moradores deste ramal sendo realizado, e a gente conseguiu asfaltar e entregar no dia de hoje, trazendo dignidade e qualidade de vida. Nós encontramos aqui uma realidade de lama e muito barro, um abandono completo e, hoje, nós entregamos um ramal pavimentado, recuperado. O que a gente ouvia era que uma ambulância não podia entrar, um carro não podia entrar e, a partir de agora, será uma realidade completamente diferente”, disse o chefe do Executivo municipal.
Na ocasião, o prefeito também anunciou a chegada do pavimento a outros ramais da zona rural. “Este ano, a nossa meta é chegarmos a seis ramais asfaltados aqui na cidade de Manaus, e nós vamos tentar fazer com que a meta de 2024 também seja a mesma, porque nós estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas zonas urbana e rural”, completou o prefeito.
Na operação, 15 colaboradores contaram com maquinário, como vibroacabadora, rolo pneumático, rolo de chapa, retroescavadeira, caçambas, caminhão espargidor e motoniveladora. Foram 13 dias de obra.
“A cidade merece uma gestão que trabalha. Fruto disso é o primeiro ramal a receber asfaltamento completo nos últimos oito anos. É apenas o começo. A gestão completa 1.000 dias de muito trabalho e projeta chegar em outras áreas da zona rural, com a meta de viabilizar o acesso dessas comunidades e facilitar o escoamento dos produtos para as feiras”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.
Outras frentes devem iniciar nos próximos dias no ramal São Francisco, ramal 45 e no ramal Bons Amigos, todos na AM-010 (Manaus-Itacoatiara).
Agradecimentos
Conforme relatos de moradores, o ramal do Matrinxã recebia apenas fresa na parte mais íngreme. Pela primeira vez, os 2 quilômetros de extensão receberam mil toneladas de massa asfáltica.
“Aqui não existia acesso. À noite, as pessoas chegavam do trabalho e ficavam na entrada do ramal, porque o carro não tinha acesso. Nunca havia chegado infraestrutura por aqui. Só agora na gestão do prefeito David Almeida e do secretário Renato Junior, que estiveram aqui, fizeram e, hoje, estão inaugurando”, comemorou o motorista de aplicativo, Vinicius Santos, 20 anos.
Adriana Barbosa, de 44 anos, mora há 27 anos no ramal e conta as dificuldades de trafegar no local. “Eu cheguei aqui com 17 anos, já vi e vivi muitas dificuldades. Quando alguém passava mal, a gente tinha que carregar aqui de dentro para a entrada, porque carro não descia, e quando chovia, alagava tudo. Mas, quando eu vi as máquinas da prefeitura eu não acreditei, para mim era só mais uma promessa, e é emocionante lembrar do antes e ver como está agora”, relatou.
Mais ações
Na semana em que a gestão alcança a marca de 1.000 dias de trabalho, os serviços de infraestrutura relacionados à renovação da malha viária contam, ainda, com a pavimentação dos ramais Água Branca 1, no quilômetro 32, AM-010; ramal do Brasileirinho, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste; ramal do Baiano, no bairro Tarumã, zona Oeste.