Manaus (AM) — A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), está atuando com várias frentes de obras de forma simultânea nas comunidades Coliseu 3 e João Paulo 2, localizadas no bairro Jorge Teixeira, e na comunidade Coração de Mãe, no bairro Distrito Industrial 2. Áreas com boa parte das vias em solo natural e, agora, recebem asfalto pela primeira vez.
“Estamos com muitas frentes de obra espalhadas pela capital e, hoje, os trabalhos estão concentrados nas comunidades da zona Leste, que estavam há mais de uma década sem receber nenhum tipo de infraestrutura. Estamos todos os dias nas ruas levando dignidade e qualidade de vida em forma de asfalto. A pavimentação promove saúde pública, diminui as partículas de poeira, diminuindo assim a incidência de doenças respiratórias como sinusite, rinite, asma”, afirma o secretário de Obras, Heliatan Botelho.
Outra comunidade beneficiada, foi a Coliseu, onde cerca de sete ruas já foram asfaltadas. E hoje, as equipes da Seminf finalizam mais três vias: a rua Cleópatra, Margaret Thatcher e a rua Maria de Dea.
A comerciante Miriam Oliveira, de 40 anos, mora há 9 anos na comunidade e abriu recentemente seu mercadinho. Ela comemora e acompanha o asfalto caindo pela primeira vez na sua rua.
“Eu moro aqui há nove anos e pela primeira vez estamos vendo a execução do serviço de asfalto. Antes, quando chovia, era uma dificuldade, ninguém saia e ninguém entrava. Agora, pela primeira vez, o asfalto está aqui na frente da minha residência. Só tenho que agradecer à Prefeitura de Manaus”, relata a moradora.
Outra frente de obra está trabalhando na rua Alfazema, na comunidade João Paulo 2, também localizada no bairro Jorge Teixeira, onde o industriário Leonilson Araújo celebra a execução do serviço na porta de casa.
“Eu moro aqui há 29 anos, a realidade era triste, a via tomada de buraco. Agora está ficando uma maravilha, tem bastante trabalhador aqui, só temos que agradecer à prefeitura pelo excelente trabalho”, comemora o morador.
No bairro do Distrito Industrial 2, a comunidade Coração de Mãe existe há 11 anos e permanecia em solo natural. A primeira via a ser beneficiada é a avenida Bougainville que passa do barro para o asfalto, um serviço de qualidade que promoverá fluidez e segurança aos moradores.
“A gente vive aqui na comunidade há 11 anos, e a gente ficava com o pé na lama. Para entrar e sair daqui, quando chovia, tinha que colocar a sacola de supermercado no pé para chegar lá fora para pegar o transporte. E hoje estamos vendo o asfalto entrar na nossa comunidade pela primeira vez. Agradecemos muito à prefeitura”, afirma o industriário, 64 anos, Eudoxio santos.
A Prefeitura de Manaus trabalha de forma simultânea por todas as zonas, recapeando ruas de comunidades que ficaram há anos em solo natural, sem receber nenhum tipo de serviço de infraestrutura.