Manaus (AM) – Como parte de mais uma etapa de renovação da frota de ônibus urbanos da capital amazonense, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta segunda-feira, 23/10, 40 novos veículos à população. Com a ação realizada na véspera do aniversário de 354 anos da cidade, na alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, zona Leste, a prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), alcança a marca de 300 veículos novos, totalmente modernos, viabilizados pela atual gestão.
Segundo o chefe do Executivo municipal, o processo de renovação da frota e os investimentos em tecnologia fazem parte do compromisso de garantir mais segurança e conforto para a população. Além dos 40 entregues hoje, mais sete, que estão em trânsito, serão integrados à frota de Manaus nos próximos dias.
Todos os veículos entregues possuem condicionadores de ar, rampa para cadeirantes e são do tipo convencional e padron (modelo maior que permite transportar mais passageiros). Além disso, possuem suspensão pneumática e são montados com carroceria Marcopolo. Nos novos coletivos, também serão instaladas câmeras de segurança e elevador de acessibilidade.
Os novos coletivos se juntarão à frota existente, que atualmente inclui 1.166 ônibus distribuídos em 218 linhas, atendendo todas as áreas da cidade, incluindo a zona rural. O sistema de transporte da capital registra mais de 500 mil passagens, diariamente, refletindo a importância do transporte público na vida dos cidadãos.
Novas viaturas
Na ocasião, também foram entregues novas viaturas destinadas à fiscalização de trânsito. Em um evento marcado por esforços contínuos para melhorar a mobilidade e segurança nas vias da cidade, foram apresentadas 27 viaturas de quatro rodas e 198 viaturas de duas rodas, que, agora, integrarão a frota operacional do IMMU.
As novas viaturas foram distribuídas, estrategicamente, nas quatro zonas de Manaus, visando atender, de maneira mais eficaz, as demandas de fiscalização e monitoramento do trânsito em diferentes regiões da capital. Esse investimento demonstra o comprometimento da gestão municipal em prover recursos necessários para aprimorar as operações de trânsito, contribuindo para uma circulação mais segura e organizada.