Em comemoração aos 355 anos da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), encerrou, neste domingo, 20/10, a programação da “Feira do Tururi”. Neste ano, o evento ocorreu em dois locais, de forma simultânea, com o objetivo de alcançar um maior número de público para celebrar o aniversário da cidade com ritmo regional.
A “Feira do Tururi” foi realizada na alameda Alphaville, entre as zonas Norte e Leste da cidade, e na área do Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, no bairro Flores, zona Centro-Sul, das 19h às 23h. O evento faz parte do esquenta para o “Boi Manaus”, que, neste ano, acontece nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25/10, no sambódromo.
Quem marcou presença na feira da alameda Alphaville foi Marcele Ferreira, que aprovou a organização do evento que valoriza os talentos, os ritmos e a cultura amazônica. “Fazer a feira aqui fez com que todas as comunidades do bairro Novo Aleixo participassem dessa comemoração da data do aniversário de Manaus”, disse.
Também prestigiando a celebração, o contador Yuri Cruz apoiou a ideia de levar a programação especial dos 355 anos da cidade para um ponto de encontro entre as duas maiores zonas de Manaus. “É muito importante para nossa cultura. Estou gostando de estar aqui, está sendo bem legal acompanhar a nossa cultura amazonense”, relatou.
Já Nei Silva esteve na noite deste domingo na área de concentração do sambódromo, o outro ponto que recebeu a tradicional “Feira do Tururi”. Segundo ele, Manaus ganha e reconhece sua própria cultura e história com a organização do evento. “Isso tudo aqui valoriza a nossa cultura e vale lembrar que movimenta a economia local também. Foi uma noite maravilhosa”, celebrou.
Programação
Neste ano, a “Feira do Tururi” iniciou no dia 10/10, na alameda Alphaville e, desde o dia 16/10, também passou a ser realizada, simultaneamente, na área do sambódromo. Nos dois locais, ao longo de toda a programação, diversos artistas, bandas e grupos se apresentaram e animaram o público presente com toadas clássicas e novas.
O evento contou também com a participação dos bois Garanhão, Corre Campo e Brilhante, tradicionais e conhecidos grupos folclóricos de Manaus.