O prefeito de Manaus, David Almeida, e o prefeito de exercício e secretário Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, decretaram luto oficial de dois dias na capital em respeito às vítimas da penetração ocorrida na rua 9, do conjunto Hileia, bairro Redenção, zona Centro-Oeste. A tragédia resultou na morte de Jeferson Araújo Pereira, de 32 anos, e de sua filha, Ester Amorim, de 8 anos. A prefeitura manifestou solidariedade às famílias e reforçou o compromisso de prestar toda a assistência necessária aos atingidos pelo desastre.
NOTA DE PESAR
O prefeito de Manaus, David Almeida, lamenta com profundo pesar os falecimentos de Jeferson Araújo Pereira, 32, e sua filha, Ester Amorin, 8, vítimas do deslizamento ocorrido neste domingo, 19/1, na rua 9, do conjunto Hileia, bairro Redenção, zona Centro-Oeste. Em respeito e solidariedade, foi anunciado luto de dois dias na cidade de Manaus.”Com imensa tristeza, manifesto minha solidariedade às famílias de Jeferson Araújo Pereira, 32, e da pequena Ester Amorin, 8, que perderam suas vidas de forma trágica no deslizamento ocorrido no bairro Redenção. Neste momento de dor, direciono minhas orações e sentimentos aos familiares e amigos, desejando que Deus conforte seus corações e lhes dê forças para enfrentar essas difíceis perdas”, destacou David Almeida.
Os corpos foram encontrados pela equipe do Corpo de Bombeiros por volta das 22h. Equipes da Seminf seguem na área trabalhando para conter o agravamento da situação e evitar novos deslizamentos.No local, equipes da Prefeitura de Manaus realizam a assistência às vítimas do deslizamento, que, de acordo com estudos prévios da Defesa Civil, deve ter sido ocasionado por conta da ligação clandestina de tubulação de água que ocasionou uma infiltração, sobrecarregando a encosta, devido à forte chuva que caiu na capital da noite de ontem até a manhã deste domingo.
A Defesa Civil trabalha na elaboração de laudo para apontar as causas técnicas do desabamento.
Três pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas a hospitais da cidade: Matheus Oliveira Amorin, 16; Juliane Amorin, 27, e Alycy Vitoria Ponte, 13.
O deslizamento de terra ocorrido no último domingo (19), afetou seis casas construídas em uma área de risco, deixando cinco vítimas, sendo três resgatadas com vida e duas que sofreram um óbito. Segundo a Defesa Civil, uma ligação clandestina de passagem de água causou infiltração no solo, o que contribuiu para a tragédia. Equipes da Prefeitura de Manaus seguem mobilizadas para mitigar os danos e oferecer suporte às famílias atingidas.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Seminf e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc), já inseriu oito famílias no benefício do Auxílio-Aluguel e está disponibilizando cestas básicas, colchões e outros itens essenciais. Além disso, trabalhos emergenciais estão sendo realizados para conter novas penetrações e garantir a segurança da área afetada.