A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizou na tarde de quinta-feira, 8/5, uma reunião estratégica com representantes dos grupos folclóricos que participam do tradicional Festival Folclórico do Amazonas. O encontro, ocorrido na sede da Manauscult, teve como objetivo alinhar os detalhes para a 67ª edição do evento, que acontecerá no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.
O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, ressaltou a importância da escuta ativa com os grupos para o sucesso da programação. “Esses encontros são fundamentais para que possamos ouvir os grupos, entender as necessidades e fazer um festival ainda mais forte, valorizando as tradições do nosso povo”, destacou.
Reconhecido como um dos maiores palcos de expressão da cultura regional, o festival deve reunir mais de 150 mil pessoas e conta com a participação de mais de 100 grupos folclóricos divididos entre boi-bumbás de Manaus, categorias Prata e Bronze, com apresentações que incluem quadrilhas, cirandas e danças nacionais e internacionais.
Durante a reunião, foi confirmada uma das etapas mais esperadas da organização: o sorteio da ordem de apresentação das danças, que acontecerá na próxima segunda-feira, 12/5, no auditório do mirante Lúcia Almeida. A programação prevê: às 18h, o sorteio da categoria Bronze e, às 19h, da categoria Prata.
José de Arimateia, representante da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus, também destacou a relevância do diálogo promovido. “É uma grande oportunidade de construir juntos um evento que representa a alma cultural do Amazonas”, disse.


