Manaus / AM – No próximo dia 15, será a eleição da nova presidência da Associação Amazonense dos Municípios, a eleição acontecerá às 14 horas, no Hotel Confort, Distrito Industrial. Inscrito em chapa única, estão compondo a chapa o prefeito de Rio Preto da Eva Anderson Souza (PP), para presidente e o prefeito de Novo Airão Frederico Júnior (PSC), para vice. Os postulantes ao cargo de presidente da associação, querem o fortalecimento imediato dos municípios e um link direto com o governador do Estado, os deputados estaduais, federais e senadores.
Para o prefeito Anderson Souza, dentro desta nova composição as demandas municipais serão encaminhadas de forma mais célere, com administração compartilhada, formada por ‘vice-presidentes regionais’ responsáveis por cada uma das Calhas dos Rios. “Estes prefeitos tem maior identificação com as demandas regionais e, certamente, estarão facilitando o trabalho da presidência da Associação”, destaca.
Link direto dos prefeitos direto com Brasília
A eleição da chapa conta com apoio incondicional do senador Omar Aziz (PSD), que tem conversado com prefeitos aliados, pedindo apoio e voto em Anderson e Frederico.
Anderson informou ainda, que a chapa de coalizão tem outro feito importante, o de trazer vários prefeitos que apoiaram o senador Eduardo Braga (MDB) para exercerem o cargo de vice-presidentes (representantes das Calhas dos Rios). Com isso, a AAM estará mantendo um link direto com os governos estadual, federal e com os parlamentares, que podem contribuir para a captação e liberação de recursos aos municípios amazonenses, através das emendas parlamentares.
Municípios mais transparentes
Anderson também quer aproximar as administrações municipais dos órgãos de controle – TCE, TCU, CJU e Ministérios Públicos Estadual e Federal. Assim será possível consolidar uma rede de Transparência Pública voltada aos municípios.
Vices atuantes em suas calhas
A nova Associação Amazonense dos Municípios tem como meta fortalecer a comunicação entre as prefeituras municipais e os poderes executivo, legislativo e judiciário.