Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), apresentou nesta quarta-feira (30) os resultados da segunda fase da Operação Renorcrim, deflagrada na última terça-feira (29). A ação, que contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), resultou no cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens ligados a uma organização criminosa interestadual.
De acordo com a PC-AM, o prejuízo estimado ao crime organizado é de R$ 54 milhões. Durante a operação, foram apreendidas armas de fogo, munições e dezenas de veículos, entre eles automóveis de luxo usados pelos investigados. As ações ocorreram não apenas no Amazonas, mas também nos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo, atingindo núcleos operacionais e logísticos da quadrilha.
O grupo investigado tem envolvimento direto com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, atuando com estrutura organizada em diferentes regiões do país. A operação integra a Rede Nacional de Unidades Especializadas no Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).