Codajás (AM) – Uma força-tarefa da Polícia Federal, Companhia de Operações Especiais da PM do Amazonas (COE), Departamento de Repressão do Crime Organizado (DRCO) e Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil amazonense, com apoio do Departamento Antidroga do EUA (DEA), apreendeu neste final de semana, no Rio Solimões, na altura do município de Codajás – 247 km de Manaus -, duas toneladas de cocaína, seis fuzis, uma escopeta 12, seis granadas, munição de grosso calibre, e uma lancha blindada usada por traficantes na rota internacional dos países vizinhos Colômbia e Peru.
A operação teve o objetivo de interceptar grande carregamento de droga que estava sendo transportada pelo Rio Solimões por grupo de traficantes fortemente armados em lancha blindada rápida com quatro potentes motores. O material apreendido foi avaliado pela polícia em R$ 170.925.650,00.
A operação denominada de ‘Tríplice’ resultou na maior apreensão de cocaína da história do Amazonas, mais de duas toneladas. Os fuzis são de calibres 7.62 e 5.56 e entre as diversas munições, havia inclusive uma de calibre .50, capaz perfurar uma blindagem e derrubar helicópteros e aviões.
A droga estava escondida debaixo d’água numa região inundada às margens do Rio Solimões, assim como a lancha camuflada. Ninguém foi preso e os policiais desconfiam que ribeirinhos cumplices dos traficantes avisaram sobre a chegada dos agentes.