Publicidade

Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
Anuncie no Portal Remador
🚀 Hospedagem profissional para quem leva o site a sério. Seguro, rápido e confiável — com domínio grátis, e-mail profissional e backup automático. Hospedar meu site agora
Barra de Notícias Sugeridas - Remador
Sugerida para você
Ticker Lateral – Portal Remador
Amazonas+CapitalEvento&SaborFestival de ParintinsParintins

PMAM reforça ações de enfrentamento à violência contra a mulher

Compartilhe!
Compartilhe!

Unidade especializada conta com Sala Rosa para atendimento reservado da mulher vítima

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) reforça a atuação da Ronda Maria da Penha (RMP), com foco no atendimento e prevenção de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, antes e durante o 58º Festival de Parintins, que acontece de sexta-feira a domingo (27 a 29/06).

Na ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus), a Ronda Maria da Penha completa dois anos de atuação este ano, com estrutura já consolidada no 11º Batalhão de Polícia Militar do município, e tem desempenhado um papel crucial no combate à violência doméstica.

Anuncie no Portal Remador

A unidade policial dispõe da Sala Rosa no 11º BPM, espaço reservado para atendimento a mulheres em situação de violência, e conta com efetivo treinado por meio de parcerias com instituições da rede de proteção. A equipe policial da RMP também estará presente em pontos de maior circulação de pessoas e tem um canal direto para denúncias e orientações, por meio do (92) 99527-8008.

O comandante da Operação Parintins 2025, tenente-coronel Hildvaney Freitas, explica que a unidade especializada manterá o trabalho rotineiro durante este período, além de atuar em conjunto com demais órgãos estaduais e municipais, visando levar segurança às mulheres vítimas de violência.

“Para este período, um efetivo da Ronda Maria da Penha de Manaus irá somar-se ao efetivo da unidade de Parintins, pois durante o festival atuarão em conjunto no trabalho rotineiro de fiscalização de medida protetiva de urgência e atendimento das ocorrências, além de integrarem ações com outros órgãos, como o protocolo ‘Não é Não’ da Sejusc”, explicou o comandante.

O protocolo “Não é Não” faz parte das ações da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que são norteadas pela Lei 14.786, que consiste no acolhimento à mulher em situação de violência, suporte imediato para garantir um ambiente seguro e acolhedor, e autonomia da pessoa agredida, respeitando suas decisões.

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), como explica o sargento PM Fabrício Jesus, da Ronda Maria da Penha, integra essas ações como rede de apoio em fiscalização em bares, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais.
“Nosso foco visa combater e prevenir o constrangimento e violência contra a mulher. Toda mulher que se sentir constrangida ou com seus direitos violados pode acionar as nossas equipes pelo 190 e 181, disque 100, ou pelo número do Batalhão de Parintins e o telefone da Ronda Maria da Penha”, enfatizou o sargento.

Linhas-diretas da PMAM

A Polícia Militar do Amazonas ativou os contatos de linhas-diretas para o atendimento da população em casos de emergência e denúncias, por meio dos números 11º Batalhão de Polícia Militar – (92) 99270-7803, Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) – (92) 98842-1741 e Ronda Maria da Penha (92) 99527-8008. Além disso, o disque-denúncia 190, da PMAM, e o 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), também estão em funcionamento na ilha tupinambaranda.

Anuncie no Portal Remador
Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.

Anuncie no Portal Remador
Anuncie no Portal Remador