A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15/5), a Operação Pedágio Norte, com foco em investigar o possível desvio de recursos públicos federais relacionados a um contrato firmado entre um município de Alagoas e uma empresa de locação de veículos. O contrato investigado abrange o período de 2020 a 2024.
De acordo com a PF, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís do Quitunde, Paripueira, Maceió e Satuba, além do sequestro de bens avaliados em mais de R$ 8 milhões. Os alvos da operação também estão sujeitos a medidas cautelares diversas da prisão.
As investigações apontam que os desvios ocorreram através de transferências bancárias da empresa contratada para um parente de servidor público da prefeitura contratante, além de saques em espécie, que levantam suspeitas de ocultação de valores e tentativa de dificultar o rastreio do dinheiro desviado.
Os investigados poderão responder por peculato, corrupção passiva, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As penas somadas podem ultrapassar 30 anos de reclusão, além de multa e perda dos bens adquiridos de forma ilícita.
