Brasil

PF desmonta esquema de desvio de verbas da saúde em Tabatinga na operação Fake Trip

olícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (7), a operação Fake Trip para desarticular um esquema de desvio de recursos públicos destinados à saúde em Tabatinga, município no interior do Amazonas. Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas de servidores públicos suspeitos de envolvimento no crime.

As investigações começaram após uma prisão em flagrante no aeroporto de Tabatinga, em fevereiro deste ano. Um homem, que havia declarado estar viajando para Manaus para tratamento de saúde, acabou confessando que sua ida à capital amazonense era, na verdade, para assistir a um jogo de futebol. O mais grave: a viagem, que incluiu passagens de ida e volta, foi paga com dinheiro público da Secretaria Municipal de Saúde.

Esse episódio motivou a Polícia Federal a aprofundar a investigação, que revelou um esquema maior de desvio de verbas da saúde. Os suspeitos são acusados de cometer crimes como peculato, corrupção passiva, corrupção ativa e associação criminosa. As penas somadas para esses crimes podem ultrapassar 38 anos de prisão.

A operação visa responsabilizar os envolvidos e recuperar os recursos públicos que foram usados de forma irregular. A PF segue em alerta para possíveis outras descobertas enquanto apura mais detalhes sobre o esquema.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: jornalismo@remador.com.br Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Leia também

1 of 24
Sair da versão mobile