Manaus (AM) – Com o objetivo de enfatizar a preocupação com o bem-estar dos servidores, considerados a força motriz da instituição, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou, na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da Corte de Contas, o Painel “A sua saúde também é da nossa conta”.
Promovido por meio de parceria entre a Diretoria de Saúde do TCE-AM (Disau) e a Escola de Contas Públicas (ECP), o evento reuniu especialistas em saúde bucal e alergia alimentar.
A diretora da ECP, Solange Ribeiro, destacou que o TCE-AM vai além das responsabilidades de controle de contas e valoriza a saúde dos servidores.
“O painel reforça a responsabilidade do Tribunal de Contas em oferecer um ambiente saudável e conscientizar os servidores sobre a importância de cuidar da própria saúde. A disseminação de informações embasadas e a troca de conhecimentos proporcionadas pelo evento contribuem para a formação de uma comunidade mais saudável e bem-informada”, destacou.
A chefe do Departamento Odontológico do TCE (Deodont), Adria Vieira Gomes, também ressaltou a importância das palestras sobre saúde, principalmente no que diz respeito à saúde bucal.
Ela salientou que a falta de orientação nessa área pode acarretar problemas de saúde e afirmou que os especialistas presentes, com vasta experiência na área, podem contribuir para uma nova perspectiva sobre o tema, possibilitando que os participantes transmitam esse conhecimento a familiares e amigos.
Ciclo de palestras
A primeira palestra, intitulada “Saúde Bucal e Tabagismo: O que é preciso saber”, foi ministrada por três doutores especializados.
A especialista em prótese dentária e implantodontia, Janaína Mendes, abordou o impacto do tabagismo na saúde bucal. Em seguida, o especialista em periodontia e odontologia hospitalar, Ricardo Nogueira, concentrou-se nos problemas e perigos relacionados ao uso de vapers, narguilés e outros cigarros eletrônicos.
Encerrando a primeira palestra, a especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, Andrêa Abrahim, abordou os tratamentos, enfatizando a importância do ato de parar de fumar.
Ao final da primeira palestra, a presidente da Associação da Pessoa Alérgica Alimentar do Amazonas (Apaam), Silvana Torres, fez uma apresentação das atividades realizadas pela instituição e colocou-se à disposição do TCE-AM.