Continua depois da publicidade

Após quase 10 horas de buscas, os corpos de Jeferson Araújo, de 30 anos, e de sua filha, Ester Amorim, de 8, foram encontrados na noite deste domingo (19). O deslizamento de terra aconteceu no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste de Manaus, e atingiu duas casas. As buscas começaram no fim da manhã e se estenderam até a noite.

Segundo o diretor de operações da Defesa Civil Municipal, José Mendes, os corpos das vítimas foram encontrados abraçados. “O barraco deslizou completamente devido às fortes chuvas. O que sabemos é que houve uma ligação irregular de água, o que, com as chuvas intensas, causou tudo isso”, afirmou.

Sobreviventes da mesma família, os irmãos Jhuliana Amorim, de 27 anos, e Mateus Amorim, de 16, estavam no imóvel no momento do deslizamento. Jhuliana, que era companheira de Jeferson e mãe de Ester, perdeu a perna direita e segue internada no Hospital Platão Araújo, na Zona Leste de Manaus. Mateus está recebendo atendimento no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, mas o estado de saúde dos dois ainda não foi atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remover os corpos do local. No total, 58 bombeiros participaram das buscas, além de agentes da Defesa Civil, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Além da família soterrada, outras pessoas também ficaram feridas.

Apoio às famílias

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) informou que até o momento oito famílias atingidas pelo deslizamento de terra foram incluídas no programa Auxílio-Aluguel, por meio do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências.

Além do Auxílio-Aluguel, as famílias também receberão cestas básicas, kits de higiene pessoal, colchões e outros itens de necessidade básica. O secretário da Semasc, Saullo Vianna, destacou a rapidez no atendimento. “Algumas horas após o deslizamento, nossas equipes prontamente realizaram os atendimentos às famílias afetadas por essa tragédia. Com o apoio das demais secretarias, estamos trabalhando para garantir toda a assistência necessária aos atingidos”, afirmou.

As causas do deslizamento estão sendo investigadas pelas autoridades, e a Defesa Civil segue monitorando a área para evitar novos incidentes.

Continua depois da publicidade
Exit mobile version