Os primeiros pagamentos de 2023 do Auxílio Brasil, que volta a se chamar Bolsa Família, começam nesta quarta-feira (18). A liberação segue um calendário escalonado. Para saber o dia em que irá receber o benefício, a família deve olhar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão do titular. Para cada número, há uma data de pagamento diferente.
Os pagamentos são disponibilizados na sequência de 1 a zero, durante os últimos dez dias úteis de cada mês. A exceção é durante o mês de dezembro, quando todos os pagamentos ocorrem até o dia 22.
As parcelas mensais ficam disponíveis para saque somente por 120 dias após a data indicada no calendário, e as famílias podem conferir o extrato de pagamento na “Mensagem do governo federal”, com o valor do benefício.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o governo federal irá acelerar o recadastramento do Bolsa Família para garantir que em março as famílias com filhos de até seis anos possam receber o extra de R$ 150 por criança, que será somado ao piso de R$ 600 do programa.
Segundo Dias, a ideia é fazer o pagamento extra em março “para aqueles e aquelas que têm segurança na atualização do cadastro”.
Como consultar o valor do auxílio pelo Caixa Tem
- 1. Acesse o Caixa Tem no seu celular
- 2. Informe CPF e senha de acesso
- 3. Clique em “Não sou um robô”
- 4. Selecione as imagens solicitadas e vá em “Verificar”
- 5. Clique em “Continuar”
- 6. Na página inicial, em cima, logo abaixo do seu nome, vá em “Mostrar saldo”
- 7. Clique na seta abaixo para que apareça o detalhamento dos valores
- 8. Se houver parcela do consignado (empréstimo com desconto direto no benefício), o valor será informado
Como receber
O valor pode ser sacado, com o Cartão do Cidadão, na agência da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas. O dinheiro também pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.
Quem tiver dúvidas ou não conseguir resgatar o benefício pode pedir ajuda nos três canais de atendimento oficiais:
– Telefone 121, do Ministério da Cidadania é a central para denúncias.
– Telefone 111 é o canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal, e traz informações sobre o cartão e o saque do benefício. Também é possível acompanhar as principais informações sobre o benefício pelo aplicativo oficial do Auxílio Brasil, da Caixa, disponível para download gratuito nas lojas virtuais.