Manaus (AM) – O Ministério Público do Estado do Amazonas, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou na manhã desta segunda-feira (26) a operação denominada “Jogada Ensaiada” com o objetivo de desarticular um esquema criminoso envolvendo empresários e servidores públicos do Hospital 28 de Agosto, localizado na zona Centro-Sul da cidade. A ação visa combater fraudes em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro.
Quatro mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos pela Polícia Civil contra um grupo suspeito de envolvimento em atividades ilícitas. As investigações revelaram que os envolvidos favoreciam uma empresa na contratação de serviços de agentes de portaria para o Hospital 28 de Agosto por meio de superfaturamento. Estima-se que o esquema tenha causado um prejuízo de aproximadamente 2 milhões de reais aos cofres públicos.
Além disso, as autoridades descobriram que os gestores do hospital receberam propina através de uma empresa de gestão esportiva utilizada como intermediária. Como parte das diligências, foram apreendidos celulares, computadores, discos rígidos e outros materiais na unidade hospitalar, que serão encaminhados para perícia técnica.