Manaus (AM) – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) deflagrou, na madrugada deste domingo (26/01), uma operação conjunta em postos de gasolina, bares e ‘adegas’ de Manaus, com o objetivo de coibir a perturbação da ordem que ocorre por conta dos conhecidos ‘paredões’ de som e, consequentemente, manter a segurança viária. A ação contou com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SemmasClima).
Os órgãos estiveram em dois bares do bairro Alvorada 3, zona centro-oeste da capital, onde foram identificados veículos irregulares, inclusive, com placas adulteradas. Segundo o diretor-presidente do Detran Amazonas, Wendell Waughan, a ação se deu após denúncias anônimas de moradores da região. “A nossa intenção não é impedir o divertimento do cidadão, de forma alguma, mas sim, promover a tranquilidade para aquele trabalhador que precisa descansar no final de semana e, claro, salvar vidas no trânsito”, explica ele.
Ao todo, foram aplicadas 80 autuações, sendo 24 por conduzir motocicleta sem capacete de segurança – condutor e/ou passageiros – seis por falta de equipamento obrigatório, seis por alcoolemia, sete por recusa ao teste de alcoolemia, nove por conduzir veículos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e mais sete por veículos com equipamento de som não autorizado pelo Detran Amazonas. Além disso, 18 veículos foram removidos por diversas irregularidades, sendo 11 carros e sete motocicletas.
Posto e ‘adega’
Em seguida, o efetivo se deslocou para um posto de gasolina localizado na rodovia AM-450, também conhecida como avenida do Turismo, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. O local, alvo de denúncia do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por conta de suposta prática de poluição sonora, estava com diversos carros rebaixados, com ‘paredões’ de som e condutores sob efeito de bebida alcoólica. “Estamos identificando veículos com placas clonadas, com carretas de som que causam a perturbação da ordem e colocam em risco a segurança viária”, ressalta o diretor-presidente do Detran-AM.
A diretora de Fiscalização da SemmasClima, Susy Pinheiro, reforçou que a ação é, acima de tudo, um clamor da população. “A SemmasClima está nessa ação conjunta com o Detran e demais órgãos para atender várias denúncias e estamos aqui para dar uma resposta para a sociedade que merece todo o atendimento possível. Estamos aqui para combater a poluição sonora que é frequente em diversos postos de gasolina em Manaus”, comenta ela.
Já no bairro Dom Pedro, também na zona centro-oeste da capital, uma adega foi flagrada e autuada com a presença de menores e diversos indícios de consumo de entorpecentes, além de motocicletas que fazem parte dos chamados ‘rolezinhos’. O local é alvo de diversas denúncias de moradores que relatam a desordem causada por conta de som além do volume permitido, e excesso do consumo de bebidas alcoólicas pelos frequentadores.