News Ticker Lado a Lado e Título Completo
CARREGANDO --:--

O Governo do Amazonas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançam, no próximo dia 6 de maio, a edição 2025–2028 do Selo Unicef, certificação voltada ao fortalecimento de políticas públicas para crianças e adolescentes. A cerimônia ocorrerá às 9h, no Salão Rio Solimões, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, em Manaus, com a presença de prefeitos do interior, lideranças comunitárias, autoridades estaduais e representantes de órgãos parceiros.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o evento também marcará a entrega simbólica das chaves da Casa ONU ao Unicef. O espaço funcionará no prédio do antigo escritório da Cosama, em Adrianópolis, e sediará serviços de seis agências da Organização das Nações Unidas, entre elas, o Unicef.

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destacou que a adesão ao Selo é voluntária, mas os municípios comprometidos assumem responsabilidades com ações voltadas à proteção da infância e adolescência, como combate à violência, ampliação do acesso à saúde e educação, e fortalecimento da rede de proteção, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Essa nova edição traz três grandes avanços: foco especial nas populações indígenas e quilombolas, a criação de mecanismos permanentes de escuta para crianças e adolescentes, e indicadores que avaliam se as políticas públicas alcançam toda a população, reduzindo desigualdades internas”, explicou Campêlo.

A meta do Governo do Estado é atingir adesão total dos 61 municípios do interior, superando o desempenho da edição anterior (2021–2024), quando 55 cidades participaram e 29 foram certificadas — um recorde para o Amazonas em 25 anos de existência do Selo.

Segundo Rayanne França, chefe interina do escritório do Unicef em Manaus, a atuação conjunta entre Estado e municípios foi determinante para os resultados positivos da edição anterior. “Obtivemos a maior participação da história no Amazonas e superamos a média nacional em três indicadores, entre eles a cobertura vacinal da Tríplice Viral D2 e a redução no abandono escolar. Essa parceria é essencial para garantir que mais crianças tenham seus direitos respeitados”, afirmou.

Além do apoio técnico e de capacitações oferecidas aos municípios, a nova fase do Selo trará ferramentas voltadas à primeira infância, saúde mental, inclusão produtiva e enfrentamento à violência, com especial atenção a grupos historicamente vulnerabilizados.

A Casa ONU, que será entregue ao Unicef durante a cerimônia, reunirá ainda agências como o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnudh), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (Unodc) e a Unesco.

Compartilhe
Exit mobile version