Entretenimento

‘Natal que Acolhe’: Projeto lança movimento de solidariedade e valorização do artesanato amazônico no Centro Histórico

Compartilhe!
‘Natal que Acolhe’: Projeto lança movimento de solidariedade e valorização do artesanato amazônico no Centro Histórico
Foto: Divulgação
Compartilhe!

O espírito natalino que marca o fim do ano ganhará novas cores em Manaus com o lançamento do projeto “Natal que Acolhe”, apresentando uma proposta inédita: integrar solidariedade, valorização da arte amazônica e ocupação do Centro Histórico. Aberto ao público, o evento será no dia 14 de dezembro, ocupando as ruas da região central com música ao vivo, curadoria de artesanato amazônico e gastronomia.

O projeto busca conectar o talento de artesãos locais ao fortalecimento do apoio de instituições que acolhem crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio da arrecadação de doações. O evento também será marcado pela possibilidade de conhecer as instalações do prédio que abrigará a nova sede do Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), onde funcionou o histórico Grupo Escolar Saldanha Marinho.

O movimento é idealizado pela advogada amazonense Jade Amorim em parceria com o diretor do CCCI, João Fernandes. Nesta primeira edição, foram selecionadas três instituições: Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (Nacer), Lar Batista Janell Doyle e Lar Beata Chiara Bosata. Empresas e apoiadores envolvidos que aderirem à causa receberão o Selo “Contribuição Transformadora – Natal que Acolhe 2025”.

“Com o ‘Natal que Acolhe’, a nossa cidade vai viver um encontro de amor e solidariedade, abraçando a cultura, o cuidado e a esperança. Cada gesto importa. Cada visita, cada apoio, cada compartilhamento ajuda a construir oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Precisamos fortalecer à rede de proteção da infância e juventude do nosso Estado, cumprindo o papel social de cuidar e proteger aqueles que mais precisam viver expressões de amor para transformar sua vida, e por conseguinte, o futuro da nossa cidade”, explica Jade Amorim.

A programação reúne atrações voltadas para toda a família. A estreia terá uma Cantata de Natal, às 17h, na varanda do novo CCCI, reforçando a ocupação cultural do Centro Histórico. Nas ruas Barroso, Saldanha Marinho e Costa Azevedo, o público também encontrará barracas com artesanato amazônico, reunindo criadores da capital e do interior para expor peças autorais, disponíveis para venda, além de opções gastronômicas regionais.

Novo polo cultural
A primeira edição do “Natal que Acolhe” dará, também, uma prévia da nova sede do CCCI, que está em fase de reforma do prédio histórico e que é símbolo da educação no Amazonas. O espaço, que está sendo reformado apenas com recursos privados, irá se tornar mais um polo cultural que amplia o circuito artístico do Centro de Manaus.

“Quando o amor encontra a arte acontece algo muito bonito, e é isso que viveremos no dia 14. Vamos divulgar o trabalho de artesãos dos quatro cantos do Amazonas e, ao mesmo tempo, reforçar o quanto a solidariedade importa junto com as instituições beneficiadas. Que este projeto toque cada um de nós e nos faça pensar mais no outro”, destaca João Fernandes.

Sobre os idealizadores
Jade Amorim é advogada amazonense e servidora de carreira do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), onde descobriu sua vocação para atuar nas áreas de Infância e Juventude. Há mais de 15 anos, se dedica à proteção de crianças, adolescentes e populações em vulnerabilidade, na capital e no interior, além de iniciativas de fortalecimento de redes de apoio, reestruturação de abrigos e projetos voltados a pessoas em situação de rua.

João Fernandes é artista, gestor cultural e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde coordena a pós-graduação em Gestão e Produção Cultural. Natural do Ceará, vive em Manaus há mais de duas décadas. Fundou o CCCI em 2010, centro cultural sem fins lucrativos que se tornou referência no Amazonas ao promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico.

Compartilhe!
Related Articles

Teatro ICBEU Manaus recebe semana de espetáculos com dança e teatro musical

Programação traz a 2° Amostra de Teatro Musical, 13° Festival Amazonas de...

Preços caem dia após dia na Black Friday de bares e restaurantes em Manaus

Descontos progressivos abrangem chope, pratos e bebidas em unidades do Grupo Engenho...

Manaus se prepara para um Réveillon de luxo às margens do Rio Negro

Tropical Executive Hotel investe em pacotes sofisticados e reforça imagem da capital...