Manaus (AM) – Com a aproximação do Carnaval, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) lança a campanha “Não é não!”, voltada à prevenção e conscientização sobre o assédio contra as mulheres durante a festividade.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), ressalta a importância dessa iniciativa, destacando que o período festivo muitas vezes é marcado por abusos, principalmente contra as mulheres.
“A festa deve ser um momento de diversão e respeito mútuo. Por isso, é fundamental fortalecer campanhas como esta para garantir que todos possam aproveitar o Carnaval com segurança”, afirma o deputado.
A deputada Alessandra Campêlo (Podemos), presidente da Procuradoria da Mulher, reforça a necessidade de dar visibilidade ao tema e encorajar as vítimas a denunciarem qualquer tipo de assédio ou importunação sexual.
“O Carnaval deve ser curtido com respeito e diversão, não tolerando nenhum tipo de violência contra as mulheres. Estaremos presentes nos principais eventos carnavalescos para conscientizar a população sobre essa questão”, destaca Campêlo.
Beijos roubados, toques indesejados e outros atos de assédio são crimes passíveis de punição, conforme a Lei 13.718/2018, que criminaliza a importunação sexual.
Dados revelam que cerca de metade das mulheres brasileiras já sofreu algum tipo de assédio durante o Carnaval, conforme pesquisa do Instituto Inteligência Ibope. O número é ainda maior entre mulheres negras.
A coordenadora da Procuradoria da Mulher, Akerna Corado, ressalta a importância da denúncia e disponibiliza números de contato para mulheres que se sintam vítimas de assédio durante o Carnaval.
É possível buscar ajuda pelos números (92) 99400-0093, da Procuradoria da Mulher, e 3236-7012, da Delegacia da Mulher. Além disso, a Central de Atendimento à Mulher, do Governo Federal, oferece suporte pelo número (61) 996-100-180, via WhatsApp.