Chega nesta terça-feira (4/11) a Brasília o motorhome do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), que percorre o país em uma expedição de quase 3 mil quilômetros de Belo Horizonte (MG) rumo a Belém (PA), sede da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro de 2025.
A iniciativa, chamada “Road to COP30 – Agenda de Ação em Movimento”, atravessa quatro biomas brasileiros – Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Amazônia – para documentar experiências locais de adaptação climática, inovação urbana e soluções baseadas na natureza.
Equipado como um estúdio itinerante, o motorhome registra entrevistas e produz conteúdos audiovisuais com comunidades, gestores públicos e organizações locais. O material será apresentado durante a COP30, no Pavilhão Cidades Resilientes, na Blue Zone, onde o IBAM atuará ao lado do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), do Conselho Federal de Química (CFQ), do Grupo MYR e de outras 15 instituições parceiras.
“Durante a expedição escutaremos as vozes dos territórios e da comunidade e faremos isso conectando os aspectos locais, a realidade e o cotidiano das pessoas nessa grande discussão global que acontecerá na COP30, em Belém”, destaca Sérgio Myssior.
Em Brasília, a expedição participa do Painel Pré-COP30 – Financiamento Climático e Cooperação Internacional para Sustentabilidade, que será realizado no dia 4/11, às 11h, no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB). O evento é aberto aos alunos e ao público interessado e discutirá o acesso de cidades e organizações locais a fundos internacionais de adaptação e mitigação climática, como o Fundo Verde para o Clima (GCF), o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e o Fundo de Perdas e Danos da ONU.
“A passagem da expedição por Brasília reforça a importância do papel dos arquitetos e urbanistas no enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas nas questões relacionadas a ações de proteção e defesa civil nas cidades”, destaca a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Patrícia Sarquis Herden.
Localizada no coração do Cerrado – bioma que abastece oito das doze principais bacias hidrográficas do país –, Brasília representa o ponto de encontro entre política, planejamento e meio ambiente.
Serviço
Painel Pré-COP30 – Financiamento Climático e Cooperação Internacional para Sustentabilidade
Data: 4 de novembro (terça-feira)
Horário: 11h
Local: Centro de Desenvolvimento Sustentável – Universidade de Brasília (Auditório Cerrado)
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Gleba A, SHCN – Asa Norte, Brasília (DF)
Organização: Instituto Bem Ambiental, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB
		


