Manaus (AM) – O Centro de Cooperação da Cidade (CCC), órgão de monitoramento da Prefeitura de Manaus, registrou, durante o mês de julho deste ano, 6,5 mil ocorrências. Entre as principais causas dos chamados, o que chama a atenção, depois das relacionadas ao trânsito, são as chamadas referentes a incêndios ou princípios de incêndios. Das 115 ligações para o 199 da Defesa Civil municipal, 26 foram incêndios em casas de alvenaria e casas de madeira em bairros principalmente da zona Oeste da capital amazonense. Os dados foram coletados de 1º de julho até as 10 horas do dia 31/7.
De acordo com o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil de Manaus, Gladiston Silva, com o fim do chamado “inverno amazônico e início do verão amazônico, e assim, as altas temperaturas, as residências, principalmente as de madeira, ficam ressecadas e propícias a princípios de incêndio.
“Para que isso ocorra basta que haja o contato, por exemplo de fios de eletricidade superaquecidos com a madeira, ou curto-circuito provocados por excesso de aparelhos ligados num mesmo elemento de transmissão. Em razão do ressecamento extremo dos materiais, quando o incêndio se inicia, ele encontra as condições necessárias para se propagar rapidamente, colocando a vida das pessoas em risco, principalmente quando isso ocorre em aglomerados residenciais”, explicou o secretário.
Gladiston faz um alerta para a população neste período, em recorrência de incêndios registrados em Manaus no mês de julho
“Pedimos que a população evite o uso de mais de um aparelho elétrico/eletrônico numa mesma tomada, evitando-se assim o uso do chamado “benjamin” ou extensão. Também alertamos para o cuidado com o uso de ar-condicionado e ventiladores, sendo estes os principais equipamentos que passam a ser utilizados mais frequentemente no verão”, pontuou.
Em caso de ocorrência de incêndio, a Defesa Civil pede que as pessoas entrem em contato com o Corpo de Bombeiro através do telefone 193 e com a Defesa Civil de Manaus pelo telefone 199.
Trânsito e transporte
Outro ponto que chamou a atenção no Sistema de Monitoramento do CCC, foram as 4.597 ligações relacionadas ao trânsito nas ruas de Manaus. O número de acidentes de trânsito ainda está entre as principais chamadas para o 0800 092 1188, somando 696 ocorrências. Apesar disso, o número é menor comparado ao mesmo período do ano passado, quando marcou 833 acidentes de trânsito.
Estacionamento irregular também teve um número menor comparado a julho de 2023, totalizando 598 episódios, enquanto que no ano passado esse número foi de 604 irregularidades. Entre elas, estacionamento em vaga de idoso, de Pessoa com Deficiência (PcD) e local proibido estão no topo da lista. Já os números relacionados à mobilidade, julho fechou com 174 eventualidades.
Para o superintendente do CCC, Sandro Diz, o sistema de monitoramento tem sido um diferencial tanto para a população, quanto para as equipes que atuam no prédio da central.
“A cada ano, a Prefeitura de Manaus tem aprimorado o sistema para oferecer um serviço de qualidade, eficaz e eficiente, tanto para as equipes da administração pública, quanto para a população que utiliza os serviços. Os dados nos auxiliam, principalmente nas estratégias de prevenção”, pontuou.
Outro serviço de grande importância para a Prefeitura de Manaus, é dos Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). A equipe que atua na sede do CCC, registrou 66 denúncias no mês de julho. As principais ligações são relacionadas a abandono de incapaz, abuso e exploração sexual, exploração do trabalho infantil e maus-tratos. Essas informações norteiam a secretaria para criar mecanismos que possam inibir e combater essa prática na cidade, assegurando o direito das crianças e adolescentes de Manaus.
Já a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Guarda Municipal, registrou 1.576 ocorrências no mês de julho. No mesmo período, em 2023, foram 486.