Brasília – O amazonense Mauro Campbell, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi nomeado corregedor da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A nomeação, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (31).
Após sabatina no Senado Federal, Campbell foi aprovado para o cargo e mencionou os desafios do sistema judiciário, com cerca de 80 milhões de ações em tramitação. Ele enfatizou a importância do juiz estar presente em sua comarca, conhecendo a realidade local para melhor desempenhar suas funções.
Até a posse de Mauro Campbell, marcada para 4 de setembro, o conselheiro Guilherme Caputo Bastos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), assumirá interinamente as funções de corregedor nacional de Justiça. O atual corregedor, ministro Luis Felipe Salomão, passará a ser vice-presidente do STJ a partir de 22 de agosto.
Campbell destacou a necessidade de combater a violência contra a mulher, afirmando que o CNJ tratará o tema com especial atenção durante sua gestão na Corregedoria Nacional de Justiça.