A Prefeitura de Parintins iniciou neste sábado, 11, os trabalhos de recuperação de um trecho da pista do Aeroporto Júlio Belém com o objetivo de permitir que o local volte a receber aeronaves de grande porte. A iniciativa faz parte do processo de preparação para o Carnailha, o maior carnaval do interior da Amazônia.
Os serviços incluem a fresagem – retirada do asfalto danificado – e a aplicação de um novo pavimento de alta qualidade, garantindo segurança e eficiência para todas as operações aéreas no terminal.
“Estamos substituindo o asfalto que não está em boas condições por um material novo e de qualidade. Nosso objetivo é garantir que a pista esteja em ótimas condições de uso para todos os tipos de aeronaves homologadas, especialmente para retomarmos os voos com o avião a jato da Azul, que opera em Parintins”, destacou o prefeito Mateus Assayag.
Além da importância estratégica para a mobilidade da população, o prefeito ressaltou os impactos positivos da obra na saúde e no turismo. O aeroporto é essencial para emergências médicas que demandam deslocamentos urgentes e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do setor turístico da cidade.
“Já estamos nos preparando para eventos importantes como o Carnailha, que atrai centenas de turistas, e, logo depois, para a temporada dos bois Caprichoso e Garantido. Com uma infraestrutura adequada, podemos impulsionar o turismo, fortalecer a economia local e gerar mais empregos,” concluiu Assayag.
As melhorias são executadas pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. “Vamos utilizar, basicamente, 100 toneladas de asfalto nessa primeira etapa de reconstrução. No segundo momento, vamos utilizar todo o conhecimento da equipe técnica da Secretaria de Obras para melhorar ainda mais o asfaltamento. Estamos atendendo todas as solicitações da ANAC e todos os órgãos que fazem a fiscação dentro do aeródromo”, informa o secretário da pasta, Albano Albuquerque.
Para o diretor do aeródromo, Jean Jorge, os serviços realizados pela Prefeitura de Parintins irão regularizar o funcionamento da pista. “O prefeito Mateus Assayag, e sua equipe de governo, através da Secretaria de Obras, está dando início a esse trabalho para que tão logo a gente possa tirar essa restrição das operações de aeronaves e, assim, voltar a funcionar o aeroporto de Belém com aeronaves de pequeno, médio e grande porte”, conclui.