Manaus (AM) – A Maternidade Dr. Moura Tapajós, localizada no bairro da Compensa, em Manaus, experimentou uma notável redução nos índices de infecção hospitalar, muito abaixo dos 4% da média nacional, desde que a Bioplus assumiu a gestão hospitalar da central de material e esterilização da unidade.
A infecção hospitalar, é adquirida após a admissão do paciente em uma unidade de saúde e pode manifestar-se durante a internação ou após a alta, sendo uma preocupação séria e constante devido à sua gravidade e ao aumento do tempo de internação, resultando em um significativo problema de saúde pública.
A gerente da Bioplus, que integra o Grupo Bringel, Carolina Gonçalves, atribui os excelentes resultados a uma série de procedimentos implantados pela empresa na maternidade, entre as quais destaca-se a implementação da rastreabilidade de todo o processo de esterilização por meio de etiquetas de código de barras e radiofrequência. Além disso, a adequação dos processos e a capacitação contínua dos colaboradores e da equipe foram cruciais para o sucesso na redução dos índices de infecção hospitalar.
Capacitação
Carolina Gonçalves ressalta ainda, a importância de equipamentos como autoclaves e instrumentais cirúrgicos, bem como a execução de programas de capacitação para profissionais de saúde. A gestão eficaz de recursos humanos, aliada à implementação de software de controle e rastreabilidade, garantem o pleno funcionamento dos processos e atendimento a toda a demanda hospitalar.
A Bioplus, presente em oito das maiores unidades de saúde de Manaus, incluindo duas infantis, destaca-se não apenas pela gestão da central de material e esterilização, mas também pelo fornecimento de equipamentos, servidores, estações de trabalho e suporte técnico em cada unidade.
A empresa utiliza sistemas avançados de gestão hospitalar e gestão de imagem nos Prontos Atendimentos (PACs), controlando de forma abrangente a gestão de leitos, estoques, setores, administração de medicamentos, requisição de exames e dados clínicos.